quinta-feira, 5 de abril de 2018

Ao meu eu de amanhã

Pensei em sentar e escrever uma carta para alguém que amo, como já fiz tantas outras vezes, pois creio que o ato de escrever uma carte de amor é um bom remédio para corações ansiosos em dizer o que sentem. Infelizmente, no entanto, não há no momento alguém que seja merecedor de minhas palavras de amor. Não há em meu coração, pela primeira vez em anos, ninguém a quem precise declarar meus sentimentos mais profundos e sinceros. Dito isto, pensei em escrever então para o único amor que ainda me resta: o meu próprio amor, para o meu próprio eu, não o meu eu de hoje, mas o meu eu de amanhã.

Creio finalmente estar conseguindo entender o significado de amor próprio, coisa que antes era pra mim impensável. Seria de grande estranheza para mim se, voltando no tempo de alguma forma, dissesse ao meu eu de ontem que aprenderia a me amar, e a colocar-me em primeiro lugar. Eu diria ser isto egoísmo, e diria ainda que fazer o outro feliz é que deve ser a nossa prioridade. Mas hoje percebo que isso é uma grande tolice, embora revestida de grande honras. 

Espero que você, meu eu de amanhã, ainda consiga se colocar em primeiro lugar e perceber que, embora belo, querer fazer o outro feliz é impossível, mas fazer a si mesmo feliz é a única coisa em seu poder. 

Consegue escrever cartas de amor para si mesmo? Não deseja mais desesperadamente a companhia, o carinho, e o afeto do outro? Espero que sim, e espero ainda que agora consiga colocar as pessoas em seu devido lugar, sem dar a elas importância maior ou menor do que aquela que elas merecem. 

Você é especial sabia? E eu bem sei que você não deve gostar ainda de ouvir isso. Ou melhor, gosta mas sente-se desconcertado. Isso porque passou tanto tempo dizendo isso aos outros que lhe soa estranho dizer isso a si mesmo. Mas eu te entendo, e por isso mesmo repito: você é especial! Vou além ainda, e digo que você é sim uma pessoa incrível, capaz de amar com mais intensidade que muitos, e que ao se dedicar ao que ama, não poupa lágrimas, suor ou sangue até realizar o que deseja. 

Espero que tenha maiores anseios para seu futuro do que eu os tenho hoje. É o homem sábio que desejo ser? Consegue compreender as nuances da lógica e do aristotelismo como eu anseio compreender? 

Não creio que o fascínio que tenho pelo corpo jovem e belo tenha cessado, ou sequer diminuído, mas espero que já não deixe isso te desviar do seu caminho como eu tantas vezes o fiz. Se desejas ainda ser sábio, mantenha-se no caminho do amor a sabedoria e não se desvie dele por conta dos olhares doces e inocentes dos rapazes que o cercam. Não se deixe levar pelos seus desejos luxuriosos como eu tantas vezes o fiz. Use a minha parca, porém significativa, experiência como impulso para alcançar seus objetivos, e nunca, jamais, esqueça que apenas o que levaremos daqui é o que aprendemos, não tendo em nada mais valor maior do que aquele que os livros podem te oferecer. 

No lugar onde você está o sol brilha claro ao amanhecer, refletindo nas folhas verdes e te dando um doce espetáculo de bom dia? Espero que possas ver o nascer ou o pôr do sol algumas vezes, ou ainda a chuva a cair pelas janelas ou pelas arvores. Não se esqueça desses pequenos presentes que a vida nos dá, e que tantas vezes ignoramos na busca por espetáculos que não podemos contemplar. A beleza que podemos ver é única e, mesmo estando ao alcance de todos, é apenas nossa! 

Desejo que você seja ainda mais paciente e compreensivo do que eu já consegui ser, e que não deixe uma pessoa sofrer sozinha, como tantas vezes sofremos, mas não se esqueça jamais, e torno a insistir nesse ponto: não carregue sobre seus ombros o peso da felicidade do outro! Carregue e busque apenas a sua felicidade, e sendo feliz, contribua pra alegria do outro, mas não atravesse esse limite, pois você se odiará no final, como eu tantas vezes me odiei. 

Não se odeie, mesmo nos dias mais cinzas e, se possível, não permita que seu sangue transforme-se em veneno, pois somente nós sabemos o quanto isso é doloroso. Não se odeie, e não se esqueça do quão incrível você é! Não se odeie, e se orgulhe de ter superado a cada um dos dias difíceis que se passaram, nem mesmo eu sei o que você já foi capaz de superar. Não se odeie, e mesmo quando chover dentro de si, ou quando se derramar em quem não pode te conter, saiba que apenas você pode corresponder ao seu próprio amor! A reciprocidade e o homem que tanto busca É VOCÊ!

Com carinho,

Seu eu de ontem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário