quinta-feira, 26 de abril de 2018

Sobre a harmonia das cores

Uma vez mais torno a me deter e a pensar sobre a beleza que nos cerca, e também sobre aquela que não se encontra a nossa volta mas no coração do homem que ama. 

A beleza que agora invade minha mente é repleta de tons azuis, como o azul do mar em harmonia com o azul do céu, e com o azul de um olhar. É como um casaco azul a se destacar num dia de neve, pois salta ao olhar em meio a frialdade do gelo presente.  A beleza que aquece meu coração é também como essa mesma neve, que mesmo despertando risos e alegrias permanece fria e branca, face o manto anil do céu que se estende por sobre os olhares sonhadores das crianças que se deitam nessa neve. 

O azul é tido por frio, mas poucas cores me aquecem como ele. Eu gosto ainda do dourado, pois me lembra um alguém especial. Ou seriam vários? Certamente o dourado é tão belo pra mim quanto o azul. 

O verde das folhas também tem especial apreço por mim. Simbolizam a esperança esmeraldina que aprendi ao observar o doce farfalhar das matas ensolaradas em que estive. Mas esse mesmo verde pode se contrastar com o cinza frio de um dia de chuva, e sufocar até mesmo a mais brilhante das esperanças. 

Essas cores podem ainda ser mais do que belas, podem ser dolorosas! O azul pode machucar, seja pela força impetuosa do mar ou pela distância do céu, e o dourado pode fazer desesperar, face o tesouro intocável de um reino distante que os olhos desejosos nunca poderão contemplar. 

Um sorriso dourado, enfeitado por belos olhos azuis ou acastanhados, pode encantar tanto quanto destruir. Pode nos encher de esperança ou desespero. Mas isso não tira a poesia da coisa, aliás, como seria chato se as poesias falassem apenas de coisas belas e alegres! A vida é uma poesia de amores e dessabores, de conquistas e suicídios, de mares azuis que alegram e que matam.

Eu enxergo a beleza das dores. Me chame de niilista, pessimista ou simplesmente de louco, mas consigo enxergar a beleza da flores tanto quanto na morte. Por isso eu falo de coisas coloridas e tristes, pois o mundo não é apenas feliz ou triste, mas o mundo é feliz e triste, e a vida é a sucessão desses momentos que se revezam em dominar um coração apaixonado. É inclusive essa mesma combinação entre azul e dourado, frio e quente, que faz a vida ser tão bela!

Nenhum comentário:

Postar um comentário