terça-feira, 17 de abril de 2018

Da busca pela honestidade

Tenho estado numa busca constante pela honestidade. Me vejo cobrando que o outro seja sincero comigo, e busco ser sincero sempre que posso, me furtando a isso quando essa mesma atitude pode significar um esforço desnecessário ou uma ofensa incompreendida. Nem todos estamos prontos pra sinceridade o tempo todo, e eu mesmo fujo da verdade dolorosa muitas vezes. Por isso atualmente questiono a minha própria honestidade. Com efeito, muitas vezes tenho sentido que estou mentindo para mim mesmo. 

Já me vi, especialmente nos últimos dias, vivendo em meio uma enganação. Pensava estar vivendo algo que não estava, e quando a verdade se colocou ante meus olhos me sobreveio o desespero. Isso só mostra o quanto estive cego pelas minhas próprias concepções imaginativas, que criei numa fuga da realidade para um mundo mais agradável a minha pequena mente distorcida. 

Por onde começar a buscar em mim mesmo a sinceridade então? Como saber se não estou novamente me iludindo com palavras de progresso emocional e intelectual quando na verdade me encontro estagnado no lamaçal das minhas concepções erradas? 

O fato de eu estar conseguindo ver algumas realidades com um pouco mais de clareza não mostram uma evolução real. A minha reação sempre negativa é prova de que continuo reagindo ao real com a fuga, e não com a atitude combativa que a realidade me exige. Como sempre a minha reação é a de um covarde, que se treme e chora frente ao inimigo, mas não pega em armas para enfrentá-lo. 

Talvez o meu ponto de partida deva ser o da personalização, isto é, do confronto com o outro e na delimitação do que é ou não bom para mim. Processo muitíssimo complicado e doloroso, que requer idas e vindas constantes, como tem sido, mas absolutamente necessário no tocante a formação do meu ser. 

Se não posso desfazer os limites da minha consciência, e com isso deixar de passar por conflitos com o outro, tenho de delimitá-la ao máximo, e dessa forma me fechar ao máximo na redoma de minha mesma consciência, na esperança de assim me proteger de alguma forma. 

Mas eu mesmo não sei se isso é o certo, é só talvez o método que seguirei a partir daqui, e que tenho tentado seguir, sem muito sucesso, obviamente. Não tenho outra ideia, não tenho outra pista que me indique por onde deva começar, isso é só o que posso fazer agora, pois já não tenho mais idade para me deixar ser paralisado pelo medo, como sempre acontece. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário