terça-feira, 17 de agosto de 2021

Perseguição

"Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz."
(Platão)

Mais uma noite que o pânico toma conta de mim, aumentando a tensão pouco a pouco, apertando meu peito, cortando a minha respiração. É como se um grande demônio estivesse com as patas sobre o meu corpo, me empurrando contra o chão, me privando do ar, me enchendo de desespero quando suspira em meu ouvido as atrocidades que pretende fazer comigo, cada método torpe, nojento e cruel com que pretende me torturar. É o meu horror de cada dia, é a minha eterna sina, o meu eterno retorno, a minha condenação, um medo que nunca se vai, que nunca me abandona e me assusta a cada pôr do sol... Como pode a mesma noite que traz o descanso tão esperado pode vir acompanhada de tantos demônios? Quando isso vai terminar? Desde pequeno esse medo que me assola, desde pequeno esse fantasma que me cerca e que me persegue noite após noite? Até quando eu sentirei que não há lugar de paz para mim no mundo? E eu, pobre, que farei, que patrono invocarei se sinto que a cada dia eu me reduzo mais às cinzas? E não me sinto melhor por sentir que morro, senão que sinto que apenas sou destruído um pouquinho a cada vez, quando só queria um fim rápido, indolor, sem esse medo que me consome e me desfaz, como um castelo de areia destruído pelo vento e pouco a pouco esquecido, como algo escrito nessa mesma areia e que já não existe mais, que voa em pequenas partículas, por aí sem rumo, sem onde reclinar a cabeça, sem destino, apenas o medo me perseguindo...

"Sim, minha força está na solidão. Não tenho medo nem de chuvas tempestivas nem das grandes ventanias soltas, pois eu também sou o escuro da noite." 
(Clarice Lispector)

Nenhum comentário:

Postar um comentário