segunda-feira, 12 de junho de 2023

Dons

Bem, estamos diante de uma questão que, como toda regra universal, precisa ser avaliada individualmente em cada caso. A questão dos dons então colocada é de que todo dom dever ser posto em virtude de Deus, sendo que é preciso reconhecer nas coisas e na nossa própria capacidade de que modo isso acontece.

Primeiramente pensamos nas pessoas que se colocam a disposição de Deus de modo completo, como os religiosos que se dedicas as práticas de caridade ou aqueles que se dedicam ao serviço do altar. Temos muitas boas pessoas, em todos os estados de vida, que se colocam a serviço do Senhor usando aquilo que receberam e que bem fazem uso dos seus dons. Temos pessoas com o dom de ensinar e que colocam a serviço sua memória, sua inteligência, sua fala, como pessoas que atuam hoje, Pe. Paulo Ricardo, Prof. Felipe Aquino, Guilherme Freire, o próprio Olavo de Carvalho com seu jeito converteu muitas pessoas. Esses últimos inclusive podem ser tomados como exemplos pro ponto que eu quero colocar.

O serviço do cristão está sempre voltado a Deus conforme ele faz o seu trabalho de modo honrado e buscando a virtude, o que significa que todos devem ver no seu ofício um aspecto que traz benefício ao outro. Policiais cuidam da vida das pessoas, médicos curam, professores ensinam, e os cristãos se destacam nisso porque em tudo buscam a excelência. É no quere melhorar sempre, no buscar a virtude em todo estado, em todo momento. Como pode um químico buscar a virtude no seu laboratório? 

Ninguém vive longe dos outros, até aquele que trabalha na solidão em algum momento se relaciona com o outro, então se revela a perfeição cristã na honestidade, na caridade... O cristão se distingue assim. Devem por isso buscar se configurar a Cristo em tudo. Grandes santos viveram seus ofícios na perfeição e por isso foram e são fonte de inspiração para tantos outros. Santa Dulce e Santa Teresa cuidaram dos pobres, os pais de Santa Teresinha cuidaram da família, e assim se fizeram perfeitos. 

Então a questão está em fazer tudo da melhor forma, com a melhor dedicação, tendo em vista as virtudes sempre. Seja nossa memória, inteligência, força... Seja onde estivermos devemos buscar exercitar para que sejamos melhor aos olhos de Deus na caridade com o próximo. Bons pontos de orientação são as obras de misericórdia, as próprias virtudes e, claro, o contato com as coisas elevadas que nos ensinem como ser santos, seja por imitação ou contraposição. Por exemplo, um filme pode nos ensinar a ser um bom pai ou um péssimo profissional. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário