quinta-feira, 1 de junho de 2023

Não esquecer

Eu quero muito que hoje seja um dia que fique marcado, marcado por uma decepção profunda comigo mesmo e marcado por uma decisão que eu espero que se mantenha firme na minha vontade: eu quero que hoje fique marcado como o dia que eu desisti!

O dia que eu desisti de esperar ou procurar por alguém, o dia que eu decidi que a minha vida intelectual será a única vida importante pra mim e que até o trabalho ou minha família serão apenas ferramentas ou obstáculos a serem superado para atingir esse fim. 

Isso significa que eu devo morrer, que eu devo sufocar dentro de mim toda e qualquer necessidade do outro, que eu devo matar esse eu que deseja companhia, que deseja abraço e que deseja ser amado, isso significa que eu desejo matar esse amor, asfixia-lo, torná-lo uma mera sombra que se desfaça no vento como pó, como todos os sonhos que tive e como todos os amores que tive. 

Porque eu percebi, com uma força absurda, que eu nunca terei alguém, que eu tenho uma imperfeição fundamental que me torna incompatível com qualquer outra pessoa. E isso depois de muitos anos me dedicando completamente aqueles que eu amei, e o que eu consegui em troca? Todos se viraram contra mim, todos rejeitaram meu amor, outros me traíram, outros pisaram em mim, e enquanto isso eu apenas podia sofrer e buscar um novo amor, e outro, e outro. E até mesmo agora, quando eu já devia há muito ter aprendido de uma vez por todas essa lição, eu ainda espero por uma carta, uma forma complexa demais de dizer que, mais uma vez, eu não sirvo, que eu não sou bom o bastante. 

E isso é verdade, eu não sou bom o bastante para o amor, o amor me odeia, ele me machuca e me deixa doente, o amor é um cão dos infernos. Mas pelo menos para estudar eu sirvo, e então é a isso que eu devo me dedicar, e é com essa resolução no coração que eu devo viver, e dela eu não posso me esquecer. Quase como na ópera de Puccini:

Addio, amore!
Addio, razza!
Addio, stirpe divina!

Minha visão deve ir além, deve enxergar além das séries e filmes românticos que vemos para tentar fugir do fato de que a realidade miserável é dolorosa demais com aqueles que amam, eu devo ter o olhar vazio, frio e indolente de quem já desistiu, e disso eu não posso me esquecer. 

Não esquecer
01.05.2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário