sexta-feira, 27 de maio de 2016

As palavras que diziam "Eu Te Amo" sem cessar

Bem, como já era de se esperar, a noite cai e com ela, bate a bad. Claro, tem dias que ela espanca, noutros ela só marca presença, e em outros ela só deixa a gente inspirado a escrever coisas tristes na internet pra ninguém ler... De qualquer forma, essa madrugada de sexta para sábado, com uma playlist que vai desde Lily Allen a algumas músicas do Immortal Songs, pede um post inspirado pela mais profunda bad que este que vos escreve pode conceber sob o efeito letárgico de 1 Lexotan.

Vagando sem rumo pelo YouTube a gente se depara com todo tipo de coisa, desde mini-documentários interessantíssimos até as coisas mais inúteis do mundo que alguém teve a brulhante ideia de guardar. Bem, certamente meu alunos de daqui uns 30 anos terão muito orgulho de mim que, em meio a uma crise nacional, fico escrevendo sobre os meus sinceros sentimentos num blog que ninguém, e louvado seja Deus por isso, lê.


Bem, numa dessas andanças, resolvi certo dia baixar a música de um comercial da VIVO. Decorei a letra e joguei na internet. Se tratava da música "Somewhere Only We Know" da Lily Allen. Fiquei surpreso, não só por se tratar de uma cantora que eu há muito não ouvia, como também tudo referente a faixa é muito bonito. O MV é delicado e mostra a criação de um filme de animação que combina técnicas de CGI e Stop Motion, é simplesmente belíssimo e emocionante. Bom, isso já faz algumas semanas, e hoje, cruzei novamente com a música, mas dessa vez, numa daquelas montagens que apresentam a tradução junto com o clip, esse em especial, com cenas do filme "O Pequeno Príncipe." Quem liga se eu já tenho a música no computador? Fui ouvir de novo. E notei que em cada legenda, eu ficava pensando em coisas diferentes, e como o volume de pensamentos foi aumentando a medida que a música acabava, resolvi escrever parte dessas impressões aqui. Aproveitamento zero se alguém ler, mas pelo menos me livro dos pensamentos. Talvez colocar a faixa para tocar enquanto lê resulte numa boa experiência... repetindo então, a faixa é "Somewhere Only We Know" da Lily Allen.

Atravessei uma terra vazia
Eu conhecia o caminho como a palma da minha mão
Eu senti a terra sob meus pés
Sentei-me junto ao rio e ele me completou

Gosto muito daquela expressão que diz "O caminho nunca é longo se tem um amigo caminhando por perto." Penso que seja verdadeiro. Ora, quem nunca se sentiu solitário mesmo num lugar conhecido? Seja dentro do próprio quarto ou, como diz a música, andando por um caminho bem conhecido. Me lembro agora de quando meu ex ainda morava na casa que dá para a esquina de minha rua, por onde passo para ir a igreja. Me lembro da dor que senti toda vez que passava e o via e era ignorado. Ou quando passava e ele me chamava, somente pra acenar e sorrir. Nunca entendi de verdade o que o motivou a se afastar de mim. Sou apenas inclinado a acreditar que, sendo bonito e cativante como ele é, encontrou alguém mais aos padrões dele.

Quem nunca sentiu-se necessitado de algo que nos completasse? O rio corre sem cessar, e assim como a água leva o que vê pela frente, talvez ele consiga nos completar justamente por carregar o peso que vem em nosso coração. Estamos vivos, sabemos disso pois ainda sentimos a terra sob nossos pés. Mas não é a rigidez da terra que nosa completa, é a fluidez da água, que corre como a vida, ora lenta e calma, ora impetuosa e devastadora.

Oh! Coisa simples, aonde você foi?
Eu estou ficando cansada e preciso de alguém em quem confiar

Nesse ponto me lembrei do meu namoro, terminado a pouco (não tão pouco assim, já devia ter superado, diga-se de passagem). Era simples, fácil, fluido, mas de repente tudo se tornou frio. As promessas se foram por entre meus dedos e as palavras de carinho, e até mesmo aquelas poderosas, que diziam sem cessar "Eu Te Amo", se mostraram vazias, completamente vazias. Pelo menos uma coisa eu aprendi, não devo confiar assim tão profundamente em alguém tão rápido assim. Também estou cansado, de ser tão "trouxa" como diz a linguagem popular da internet. Cansado de me iludir tão facilmente. E por fim, cansado de ser tão paranóico. Meu proximo relacionamento (se houver) deverá ser racional. Racional. Por isso também digo que preciso de alguém em quem confiar. Alguém que não vá desanimar depois do 1° mês de namoro. Alguém em quem confiar.

Me deparei com uma árvore caída
Eu senti os galhos dela olhando para mim
É este o lugar que costumávamos amar?
É este o lugar com que tenho sonhado?

O cair das arvores sempre me lembram que nada é para sempre. Mesmo elas que são sempre fortes, e imponentes, caem. Morrem. Assim também nossos sonhos e esperanças. Esperanças essas depositadas sempre nas pessoas erradas e sonhos contruidos com pessoas que não lutariam por eles como você; Assim como o lugar de amor e sonho da música está agora vazio e frio, olho para o pequeno estojo onde estão as alianas que até pouco tempo simbolizavam o nosso amor. Irônico, as alianças que significam que o amor não te fim, estarem agora novamente juntas justamente porque o "amor" acabou. Deveriam se juntar apenas quando nossas mãos se juntassem, em nenhuma outra ocasião. Um par de alianças tem essa missão: mesmo sendo um par, seu dever é viverem separadas, para simbolizar o amor daqueles que devem estar sempre juntos. 

Oh! Coisa simples, aonde você foi?
Eu estou ficando velha e preciso de algo em que confiar

Novamente me pergunto. Pra onde foi o nosso amor. Poderia aquilo ser chamado de amor? Talves atração, luxúria ou paixão sejam expressões melhores. Estou velho, cansado. Não no sentido literal da palavra, mas esse estado reflete o medo que agora carrego comigo de me decepcionar de novo.

E se você tiver um minuto por que nós não vamos
Falar sobre isso num lugar que só nós conhecemos?
Isso poderia ser o final de tudo
Então por que nós não vamos
Para algum lugar que só nós conhecemos?
Algum lugar que só nós conhecemos

Todo casal tem suas próprias peculiaridades. Suas músicas favoritas, seus locais prediletos, e até alguns hábitos compartilhados. Penso que essas coisas refletem o mundo que é só deles, onde ninguém mais tem acesso. O mundo do amor que os une. 

Nesse momento, penso nas pessoas que ultimamente mexem com meu coração. Certamente se não tivesse tanto medo hoje, já teria de fato corrido atrás de alguém ou dado chance a outros. Mas tenho medo. O lugar que somente eu e ele conheceriámos seria um lugar de verdades, sem inibições. Mas pelo que aprendi da vida, até hoje estive sozinho nesse lugar.

Estaria mentindo se, no entanto, dissesse que não quero que mais alguém venha ter comigo nesse cantinho particular do coração. Sim, é meu desejo mais profundo que alguém em quem eu realmente possa confiar possa sim, entrar no meu coração e ali fazer sua morada comigo. 

Oh! Coisa simples, aonde você foi?
Eu estou ficando velha e preciso de alguém em quem confiar
Então me diga quando você vai me deixar entrar
Eu estou ficando cansada e preciso de algum lugar para começar.

Quando é que você vai me deixar entrar? Nesse momento, me lembro daquele que já a muito mexe comigo. Ele sabe disso, já deixei bem claro. Assim como os delicados sinais da rejeição também foram claros. Mas ainda não consegui desistir. Eis que estou a porta do seu coração, buscando abrigo em seu calor, mas só encontro a madeira fria a me repelir continuamente. Uma barreira intransponível. Só pode ser aberta por dentro. Mas não posso entrar se não estiver aberta, e o anfitrião parece não quere me receber. 

E se você tiver um minuto, por que nós não vamos
Falar sobre isso num lugar que só nós conhecemos?
Porque isso poderia ser o final de tudo
Então por que nós não vamos
Para algum lugar que só nós conhecemos?
Algum lugar que só nós conhecemos.

Não consigo entrar, já cansado de bater, agora eu apenas chamo por você... Peço que saia, que possamos conversar, um lugar onde possamos ficar juntos. É o desespero final daquele que já entendeu que seu destino é a solidão da cela do autoconhecimento. Ainda assim eu continuo a chamar, continuo a gritar, por que nós não vamos para algum lugar que só nós conhecemos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário