sábado, 28 de maio de 2016

Viver subtende-se plenitude: 50 perguntas. 50 respostas.

Bom, como hoje foi um dia em que fui completamente inútil, estava simplesmente entediado pensando no que não devia quando um amigo me enviou um post deveras interessante. Se tratava de 50 perguntas que vão libertar sua mente, que eu achei simplesmente fantástico. Disse a ele que iria resultar em vários posts aqui, então resolvi me desafiar a fazer justamente isso. Responder essas perguntas de forma a fazer um exame de consciência ou algo do tipo. Não sei se vou responder as 50, pois é pergunta pra caramba, mas vamo que vamo, vai ser bom pra desestressar... haha

Quanto anos você te daria se não soubesse sua idade?

Acho que uns 18... apesar de muita gente dizer que pareço mais velho, realmente não me acho tão velho assim. Ou talves seja reflexo do meu medo constante de envelhecer e ficar sozinho. provavelmente a segunda opção. 


O que é pior: aguentar a derrota ou nunca tentar?

Olha, baite pergunta difícil. Sempre me perguntei isso. Particularmente estou inclinado a pensar que não tentar é ainda pior. Ao menos que é derrotado, pode dizer que lutou. O outro simplesmente diz que fugiu da batalha. Claro, lutar quando se sabe que não pode vencer é tolice. Então creio que essa pergunta não tenha uma única resposta. Mas no geral, superar a derrota é melhor do que se acovardar e não tentar. 

Já que a vida é tão curta, por que fazemos tantas coisas chatas e tão poucas coisas legais?

Porque o homem é uma criatura triste. Perde sua vida inteira tentando conseguir dinheiro, e quando o consegue, perde todo o dinheiro tentando prolongar a vida que perdeu. Se preocupa tanto consigo mesmo que nunca se move pra ajudar o próximo, mas basta passar por uma provação que se lamente por ninguém ajudá-lo. O homem por algum motivo tende a se auto-destruir, em todos os sentidos. Basta olhar a nossa volta. Todos sabem que alimentos industrializados fazem mal, mas ainda assim a cada dia novos surgem no mercado. Todos concordam que a tecnologia afastou as pessoas, ao invés de aproximá-las, mas todos os dias novos aparelhos são lançados. Por fim, colocou o outro contra si, sentindo inseguro, inventou a arma de fogo para se proteger, anos mais tarde, inventou a lei do desarmamento pelo mesmo motivo. O homem é uma criatura triste.

Se o trabalho está acabado, tudo está dito e tudo está feito, no fim das contas houve mais palavras ou realizações?

Palavras. Temos a péssima mania de falar demais, criticar demais, planejar demais, e fazer de menos. Em todos os âmbitos da vida, passamos mais tempo falando sobre algo do que fazendo algo. Triste mesmo é notar que passamos mais tempo dizendo "Eu Te Amo" do que fazendo coisas que de fato provem isso. 

Se pudesse mudar apenas uma coisa no mundo, o que seria?

Traria de volta a capacidade que as pessoas tem de amar apaixonadamente e que parece ter se perdido em meio a tantas preocupações egoístas. 

Se a felicidade fosse moeda, que trabalho te faria milionário?

Ser professor *-* 

Você faz o que acredita ou tenta acreditar no que faz?

Faço o que acredito. Costumeiramente as pessoas me perguntam de minhas motivações para essa ou aquela atitude, sempre dou a mesma resposta: porque acredito que isso seja a coisa certa a se fazer. Se eu acredito que é assim, vou fazer mesmo que todos os outros pensem o contrário. 

Se a vida durasse 40 anos, o que você mudaria na sua para aproveitá-la ao máximo?

Bom, já estaria em mais da metade dela, então não acho que mudaria algum hábito a essa altura. Talves me preocupasse mais em simplesmente me fazer feliz, ao invés de procurar alguém que faça isso por mim, como lamentavelmente feito até hoje. 

Chove, você precisa que te levem pra casa e um carro para. Quem dirige?

Não faço a mínima. Provavelmente algum tarado ou alguém perdido, mas não alguém pra me dar carona. Iria pra casa a pé mesmo. Gosto de banho de chuva, é romântico e nostalgico, e lava a alma e o coração. 

O que mais te preocupa: fazer as coisas bem feitas ou corretamente?

Corretamente. Dificilmente consigo fazer bem feito mesmo...

Você está correndo com três pessoas de quem gosta e que respeita. Elas começam a criticar um amigo próximo sem saber que vocês são amigos. A crítica é humilhante e injusta. O que você faria?

Nada. Ouviria e depois diria a ele pra tomar cuidado com essas pessoas. Sim, seria o fofoqueiro da história, mas provavelmente quando ele quebrasse a cara com elas, seria eu reconhecido. 

Se pudesse dar apenas um conselho a uma criança, qual seria?

Não deseje crescer. É uma treta. 

Você seria capaz de infringir uma lei para salvar o seu amor?

Sim. Até mais de uma. 

Você viu loucura onde, depois, viu genialidade?

Toda vida. Na verdade, penso que ambos os conceitos são sempre apenas pontos de vista diversos de uma mesma coisa.

Na sua vida, o que você faz que te diferencia dos outros?

Insisto sempre nos mesmos erros, nas mesmas pessoas, nas mesmas paranóias. Isso sem dúvidas.

Como é possível que o que te faz feliz não faz feliz aos demais?

Ponto de vista. Da mesma forma, coisas que fazem os outros felizes, são verdadeiras torturas pra mim. Particularmente não preciso de muito para estar feliz. Basta ficar um pouco sozinho, ouvindo uma música boa. Para alguns, isso é depressivo, pra outros, entediante, pra mim, simplesmente sublime.

O que você quer fazer, mas ainda não fez? O que te impede?

Declarar meus sentimentos a um certo alguém;
Medo da rejeição iminente.

Você está preso a alguma coisa que deveria deixar ir embora?

Dezenas de coisas e pessoas. Sentimentos que já deveriam ter se desprendido e que simplesmente acabam por me amarrar cada vez mais a tristeza e a nostalgia. Já devira ter me livrado a muito.

Se te oferecessem mudar para sempre a outro país, aonde você iria e por que?

Coréia do Sul. Motivo? Música. Simplesmente. 
Já que me ofertaram uma coisa tão assim, imagino que os subsidios necessários a minha sobrevivência estão incluidos, então, depois de aprender o idioma e de garantir uma forma de susistência, iria com certeza.

Você aperta o botão para chamar o elevador mais de uma vez? Você realmente acha que ele virá mais rápido?

Não. Na verdade, dificlmente aperto esse tipo de botão. Acho nojento.

O que você gostaria de ser: um gênio neurótico ou um tonto feliz?

Um gênio, pois neurótico eu já sou... 

Por que você é você?

Porque se eu fosse outra pessoa não seria eu. Seria outra pessoa. *-*

Se você pudesse escolher entre ser ou não seu próprio amigo, você começaria a amizade?

Não. Não vejo motivos para me ter por perto, muito menos para me ter como amigo. Sou completamente dispensável.

Você chega em casa e tem uma visita inesperada. Quem é?

São Pio X. Seria inesperado, até porque ele já morreu há séculos.

O que te faz sentir agradecido?

Alguém se mostrar preocupado comigo.

PS.: Alguém que não seja minha mãe ou meu pai. Quando eles fazem isso, me irrita.

O que você prefere: perder todas as suas memórias ou não ter a possibilidade de ter novas?

Perder todas memórias. Ora, se eu tivesse algo realmente feliz para lembrar essa resposta seria diferente.

É possível conhecer a verdade sem se esforçar?

Não. 

O seu maior temor se transformou em realidade?

Repetidas vezes. O temor de ser enganado, de ser abandonado, principalmente. 

Você se lembra o que te fez sofrer há 5 anos? Isso continua tendo o mesmo significado?

Um amor não correspondido. Não, antes isso significava que eu era apenas azarado, hoje significa que sou idiota mesmo.

Qual a melhor lembrança da sua infância? Por que é uma lembrança feliz?

Brincar despreocupadamente no meu quarto. Porque eu não tinha preocupações.

Que acontecimentos do passado te fizeram sentir vivo?

Ainda não me senti vivo.

Se não é agora, quando?

Um dia talvez, ou nunca.

Se você ainda não alcançou o que quer, o que você pode perder?

Nada. nada a perder, tudo a conquistar.

Você já esteve com alguém sem falar nenhuma palavra e depois sentiu que foi a melhor conversa da sua vida?

Frequentemente. As pessoas não necessariamente precisam falar para se comunicar ou para se entender.

É possível saber o que está bem e o que está mal sem ter dúvidas?

Sim, quando está bem flui naturalmente, quando não, acaba por sempre surgir algum obstáculo.

Se te dessem um milhão de reais agora, você pediria demissão?

Não estou trabalhando. Mas se ainda estivesse no meu último trabalho, com toda certeza que sim.

O que te realiza mais: ter muito trabalho e ter a obrigação de fazê-lo, ou ter pouco trabalho, mas fazer o que gosta?

Ter pouco trabalho é justamente do que eu gosto.

Você tem a impressão de que o dia de hoje já se repetiu mais de cem vezes?

Não. Por mais que um dia seja sem graça, ainda assim, dificilmente tenho essa sensação.

Você pensa com a cabeça ou com o coração?

Coração. Que foi feito pra bombear sangue, não pra pensar, logo, não da pra exigir que as decisões sejam decentes.

Se todos os seus conhecidos morressem amanhã, quem você visitaria hoje?

Ninguém, passaria o dia com minha mãe mesmo.

Você trocaria 10 anos da sua vida para ser mais bonito e reconhecido?

Até 15 eu to negociando.

Qual a diferença entre viver e existir?

Viver subtende-se plenitude. Existir não.

Quando vai chegar o dia em que valerá a pena arriscar e fazer o que parece certo?

Quando finalmente conseguir uma coisinhas que desde pequeno meus pais falam bastante: vergonha na cara, o nome. 

Se aprendemos com nossos erros, por que temos medo de errar?

Porque aprender costuma ser doloroso demais.

O que você faria de outra forma se soubesse que ninguém iria te julgar?

Usaria roupas menos tradicionais. Sairia lindo de kimono e haori na rua...

Quando foi a última vez que você escutou o som da sua respiração, ou a batida do seu coração?

Ontem.

Você gosta de quê? As suas ações combinam com essas coisas?

Gosto de me sentir em paz. Não. Parece que busco justamente todas as formas possíveis pra me estressar.

Qual o valor do seu sofrimento?

Para mim? Tem o meu valor. Define quem eu sou. De nada vale para os outros.

As decisões devem ser tomadas aqui e agora. Quem toma as suas decisões?

Eu.

Qual a promessa mais importante que você já fez?

Que iria lutar para fazer um certo alguém feliz. Nem preciso dizer que não cumpri por ter sido rejeitado por essa pessoa. Vida que segue.

~

Olha olha, quem diria, respondi a todas e ainda tem pensamento borbulhando na minha cabeça. Não me estendi demasiado em cada resposta ou isso viraria um livro. Mas acho que está satisfatório... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário