terça-feira, 16 de novembro de 2021

Ideais

Refletindo atualmente sobre o impacto das imagens que eu vejo no meu imaginário. Nos últimos meses eu retornei aos doramas coreanos, devido a falta de títulos tailandeses que me agradassem, e então escolhi alguns títulos meio que aleatoriamente ou por sugestão de conhecidos. Primeiro foi Vincenzo e sua trama envolvendo a máfia e intricados sistemas de corrupção, Uncanny Counters com uma história de espíritos malignos, um protagonista fofo e uma trilha sonora linda, A Caminho do Céu, que me fez chorar em todos os episódios e mais alguns outros e aí eu caí no gênero que mais queria fugir, e que fora o motivo pra eu parar de ver as produções coreanas: os romances. 

Muito embora quase tudo que eu veja da Tailândia seja romance, é BL, então eu consigo acompanhar porque é meu maior interesse no ramo do entretenimento. Mas, no caso das produções coreanas os BLs ainda são muito tímidos, embora tenham se multiplicado nos últimos dois anos, o que significa que todas as produções se tratam de romances do tipo hétero. Eu nunca gostei muito desse tipo de romance pela dificuldade de me identificar com a história, e até nos livros isso me incomoda (embora seja mais fácil ler um romance do que assistir) então eu deixei de lado assim que tive contato com as produções tailandesas. 

Acontece que tem um traço específico das produções coreanas que me encantam, fascinam, ao mesmo tempo que me deixam profundamente incomodado: o nível de perfeição dos relacionamentos. Eles simplesmente colocam um padrão nos namoros tão alto que a gente se torna refém daquela imagem, passando a sonhar acordado com os idílios afetivos demonstrados. 

Isso ficou muito claro em Tudo Bem Não Ser Normal onde me perguntei onde encontrarei um homem tão perfeito quanto o protagonista, compreensivo e cuidadoso, paciente e (minha nossa) como é lindo! Agora em Hometown Cha Cha Cha eu continuo surpreso com a forma como retratam o personagem principal: ele literalmente é o homem perfeito que sabe fazer tudo e sempre tira a mocinha das enrascadas. Ali ele é elevado num nível de perfeição quase caricatural, mas a linguagem coreana deixa claro que não é isso: trata-se realmente de uma ideação e uma forma de inspirar as meninas a buscarem homens assim e incentivar os homens a serem assim. 

Protetor, compreensivo (de novo, porque isso é muito importante), habilidoso em o que quer que ele faça, deslumbrantemente bonito, humilde, romântico e extremamente carinhoso, quando não, até mesmo um pouquinho safado. Essas são apenas algumas das características dos personagens de dorama que, passados os episódios iniciais de conflito com a protagonista, desabrocham numa miríade de demonstrações de perfeição. 

Isso, como já disse, encanta, enche os olhos e arranca suspiros. É impossível assistir e não se perguntar quando será a minha vez e é justamente aí que mora o perigo. Ao idealizar um relacionamento que óbvia e claramente jamais poderia existir de verdade ele nos induz justamente a sonhar com o impossível, nos seduzindo justamente pela beleza que a vida real nos furta. Claro, por um lado eles nos inspiram a sermos pessoas melhores para o outro, a sermos sempre a melhor versão de nós mesmos, mas isso também é um perigo a medida que o padrão de comparação é sempre alto demais, o que acaba deprimindo. 

Talvez eu ache isso porque acostumado com a mediocridade dos personagens das obras brasileiras, seja literárias ou televisivas, mas devo admitir que esse contato com personagens elevados num mundo onde estamos privados da beleza e das altas virtudes pode, e isso é o mais importante, elevar as nossas concepções humanas. Num mundo tão feio e pueril ver o belo e o admirável é certamente um alívio, e por isso as produções coreana encantam tanto. 

É possível sonhar com a virilidade perigosa de Vincenzo, ou com a beleza encantadora de um chefe Hong, um super homem, ou com a simplicidade de um cuidadoso Moon Gang-tae. É impossível não se apaixonar por cada um deles e eles são feitos pra isso, para, mostrando o melhor que podemos ser nos inspirar justamente a melhorar. As decepções advindas de esperar um relacionamento perfeito como aqueles é um efeito colateral por isso sugiro o consumo consciente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário