terça-feira, 25 de janeiro de 2022

Ao Mestre

Eu sinceramente não me considero digno de dizer nada a respeito de uma pessoa tão admirável mas, dado o impacto da notícia eu também não podia deixar de expressar meu pesar por perder pessoa tão importante para mim. 

Nunca nos vimos pessoalmente, ele sequer sabia da minha existência, mas eu sempre escutei atento os seus ensinamentos, desde aquela aula sobre Kant e Hegel que eu encontrei por acaso na internet, e desde então seus ensinamentos passaram a fazer parte do meu cotidiano. Impossível seria me recordar aqui de tudo que aprendi nesses anos de curso e, como aprendi, não me entristeço com a sua partida, confio na misericórdia divina que se apresentará diante do Altíssimo com aquilo que É em sua totalidade, e o que fez por nós. 

Fostes professor, no sentido mais acertado do termo, nos mostrou como aprender e nos mostrou o caminho para que nós mesmos fôssemos responsáveis pela nossa educação: e talvez esse seja o ensinamento mais profundo que deixou em mim: eu sou responsável pela minha educação, ninguém vai me dar o que eu preciso buscar de alma sincera e coração aberto e me apegar àquilo que há de mais importante, aquela realidade que, se um dia eu estivesse num navio a naufragar, eu me agarraria a ela como me agarraria a uma tábua que flutua. 

Encarar o mundo, a realidade como ela é, e aprender dos fatos e não das construções feitas em cima dos fatos, não me deixar enganar por discursos vazios, por mais belos que sejam e falar com minha própria voz. Por último, algo que ainda não consegui, traçar o que quero ser daqui até o resto de minha vida, como o senhor o fez e cumpriu, de modo magistral. Refaço aqui os votos de, inspirado por sua incansável busca pela verdade, continuar a aprender e me tornar tão melhor eu possa ser diante de Deus, o único cujo julgamento é válido. 

Obrigado por tudo professor Olavo, não sou hoje o homem que era quando o conheci, que Deus lhe dê o descanso e a luz eterna!

"Tel que'en Lui-même enfin l'éternité le change"

Nenhum comentário:

Postar um comentário