quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

No meu caminho


"Não pequena lástima e confusão é não nos entendermos a nós mesmos, por nossa culpa , nem sabermos quem somos." 
(S. Tereza de Jesus)

Oh, quisera eu conseguir perscrutar os recantos mais remotos do meu ser em verdadeiro exame de consciência, descobrindo as imundas criaturas que habitam meus vícios e que eu nem mesmo conheço. Sou devorado por elas e padeço os efeitos de seus venenos sem nem ao menos perceber. 

Quisera conhecer a mim mesmo a ponto de conseguir corrigir o que de errado há e que me impede de avançar, porque isso verdadeiramente eu percebo, que estou longe do meu objetivo, mas que não caminho, senão que estou parado, perdido na areia movediça das almas, chafurdando na lama. 

Por mais que busque, momentos de reflexão e contemplação, por mais que tente me deter em boas leituras e povoar minha imaginação com belas imagens do amor, por mais que eu tente ainda me encontro sujo de toda a podridão que absorvi do mundo e que tapam a minha visão para o que há de belo e verdadeiro. É como se olhasse para um belo quadro, plasmado das mãos dos próprios anjos, com areia nos olhos. Nada vejo senão que me distraio com toda a dor e incômodo que me causam não conseguindo, no entanto, tirar a areia para vislumbrar as belas pinceladas que estão diante de mim. 

Oh que tristeza essa a que padece a minha alma, paralisada em si mesma mas sem aprofundar-se no oceano que há em mim. E não sendo mais do que sou, não consigo evoluir, não consigo chegar a frente. E como poderei eu guiar alguém nesse caminho se eu mesmo me sentei à beirada da estrada e desisti de caminhar? 

Mas eu quero seguir, e quero encontrar os tesouros que procuro e que sei que estão no fim dessa jornada, me esperando no final da estrada. Mas que longa estrada, que não seria tão longa assim se me fosse dada a coragem para trilhá-la. 

Vivendo eu em eterna noite escura não consigo ver a luz do sol que sinto me aquecer a pele mas que não ilumina meu caminho com clareza maior que a do meio-dia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário