terça-feira, 11 de janeiro de 2022

Contrição

"Não desanimei, portanto, quando vos acontecer cair, nem deixeis de procurar ir sempre adiante. Dessa mesma queda tirará Deus o vosso bem." (Sta. Tereza de Jesus)

As palavras da santa madre ecoaram em minha mente neste fim de semana quando me vi diante de tentações tão terríveis que minha alma se pôs em agonia, e maior ainda foi a agonia da culpa acometida depois do pecado. O horror em desagradar o bom Deus e a sensação de completo vazio que tentara preencher me deixaram em estado lastimável e eu me senti como o salmista ao dizer "saturada de males se encontra minh'alma" (Sl 87). E eu bem poderia ter me fechado nessa sensação de impura existência, como tanto tempo fiquei, a mercê de novas paixões, das mais baixas que o meu corpo pode querer. 

Felizmente a contrição se veio logo depois e, confirmando as palavras da santa madre, essa contrição se veio com mais virtudes do que antes, e tamanha foi a graça de ser perdoado novamente no sacramento da penitência, e receber as tantas graças que dali se tiram em proveito da alma que inicia sua caminhada. Voltei aos pés do monte, o qual devo subir uma vez mais, buscando não perder as graças que me foram concedidas mas, assim como os talentos dados aqueles serventes, as fazer multiplicar em minha alma na busca constante das virtudes e dos dons que agora posso adquirir, não por mérito meu, mas pela bondade que aprouve àquele que me perdoou e que me cumula de bens para seguir nesse caminho rumo ao jardim fechado onde se encontra o Amado de minha alma. 

A impressão que ficou em mim foi a do intenso vazio que senti após a queda, imaginando eu que me deleitaria no pecado quando, na realidade, o que a graça me mostrou foi a miséria em que caí. Da desgraça do pecado me veio a contrição para resistir as próximas tentações, que a graça me faça resistir firmemente, sem tornar a cair na lama das misérias humanas. 

Luto agora contra a tentação que é desejar ser querido pelas pessoas. Em meu íntimo eu queria ser importante aos olhos dos outros, queria estar rodeado de amigos e pessoas que me querem bem, mas eu sei que esse é um desejo perigoso. Primeiro porque querer ser bom aos olhos dos homens nos dias de hoje é frontalmente a vontade do alto, ser desprezado pelo mundo é sinal de que se faz o que é correto, pois o mundo renegou a Deus e a todos os seus, então no meu íntimo eu venho desejado ser aceito por aqueles que buscam nos destruir. É grande perigo para minha alma. Oh Deus não permitais que me perca nesses caminhos de glória, me conceda o mesmo desprezo que concedeu ao seu Filho na cruz, a fim de que, como ele, possa agradar o meu sacrifício. 

Eu devia então dar graças por não ser bem visto, por estar sozinho, devia agradecer pelo desprezo que tenho recebido, que me purifica e me mantém longe da vaidade tão presente nos famosos do meu tempo. Eles se concentram nas próprias glórias, e glórias vãs, e se esquecem de Ti. Que eu não tenha glórias e assim possa me lembrar ainda mais de Ti. 

2 comentários: