quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Sonhos X Medo

Alguns dias atrás eu falava com um amigo sobre sonhos, e ele me contava contente as suas aspirações futuras e eu pensei então nos meus próprios sonhos. Costumo dizer que não tenho mais sonhos, mas isso não é bem verdade, o que acontece é que meu sonho é tão impossível que eu o guardei tão fundo no meu íntimo que se pode dizer que não sobrou nada mais o que sonhar.

E que lugar devem ocupar em nossas mentes esses sonhos impossíveis? Devem povoar nossa imaginação ou devem mesmo ser enterrados no abismo das nossas mentes? 

Mesmo enterrado entre vermes ele ainda sai para me assustar e, do brilho das câmeras e holofotes ele grita que fui, e nunca mudarei isso, incapaz de realizá-lo. Não deve haver lugar para ele na superfície. O espelho responde-me que melhor seria matá-lo de uma vez por todas, não permitir jamais que ele apareça. Mas eu continuo teimando, continuo insistindo de algum modo, seja na imitação da clareza bela que vejo ou na busca por um ideal inalcançável esse sonho continua me perseguindo, e a cada dia minha decepção comigo mesmo só aumenta, tomando patamares que eu pensava ser impossível. 

Preciso aceitar, de uma vez por todas, que isso não é para mim e sim para alguns felizardos escolhidos pelo destino, semideuses, não homens abaixo do padrão como eu. Homens como eu devem recolher-se a sua mais absoluta insignificância, e contentarem-se com isso, porque é tudo que merecem. 

Alguns eleitos podem gozar das glórias, dos sorrisos e abraços, das camaradagens e dos olhares ansiosos. Mas apenas os eleitos. 

Poderão as mulheres não os terem amado
Poderão ter sido traídos - mas ridículos nunca!
E eu, que tenho sido ridículo sem ter sido traído
Como posso eu falar com os meus superiores sem titubear?
(Fernando Pessoa)

X

Mais uma noite em que ela se aproxima sorrateira e ameaçadoramente. Mais uma noite em que ela aponta uma arma pro meu peito e não puxa o gatilho, me deixando apenas na temeridade da morte. Mais uma noite em que ela me destrói sem me dar sequer a chance de me defender. Mais uma noite de terrores, mais uma noite com medo da minha própria sombra.

 "Que grande miséria é viver numa terra em que sempre havemos de andar como quem tem inimigos à porta e não pode dormir nem comer senão armado, em continuo sobressalto, pelo temor de que por alguma brecha lhe arrombem a fortaleza." 
(Santa Tereza D'Ávila)

Nenhum comentário:

Postar um comentário