quarta-feira, 23 de março de 2022

Redenção e Morte

Já passava da meia-noite e o silencio reinava com felicidade em minha rua, os postes de luz amarela brilhando apenas pra mim que ficava na janela esperando alguma coisa acontecer em completa paz e tranquilidade, como companhia recorri à uma sinfonia, uma daquelas grandes obras da humanidade que tem o poder de expressas por meio do som os aspectos mais profundos da alma, me sentindo assim completo já desde os primeiros compassos daqueles magistral coro da Sinfonia dos Mil de Mahler, me arrebatando completamente para os portões do paraíso onde, depois de ouvir o brilhante hino ao Espírito Criador pude me encontrar com diversas personagens a guiar a alma de Fausto pelo reino das bem aventuranças, embasbacado pela delicadeza das palavras do Pater Profundus e da Mater Gloriosa eu não mais estava sozinho, mas ouvia toda a corte celeste entoar hinos de misericórdia e, assim, minha alma se encheu de júbilo numa madrugada silenciosa qualquer que fora transmutada numa experiência metafísica única e indescritível. Essa transmutação musical deixou na minha alma uma marca profunda de beleza idílica, uma catarse do meu espírito que, por pouco mais de uma hora, se elevou ao sétimo céu e contemplou tudo aquilo que desejo contemplar eternamente um dia. 

X

Recebi com uma enorme tristeza a notícia de que o ator Beam Papangkorn faleceu, sendo encontrado morto no seu quarto hoje. O acharam inconsciente e quando o socorro chegou ele já estava morto. Bom, muito embora a distância entre o Brasil e a Tailândia seja abissal a proximidade que eu sinto com eles é algo notável. Trata-se de um dos primeiros atores que eu conheci, no filme Waterboyy que é ainda hoje um dos meus favoritos, e também participou do Project S - Spike, sendo meu arco favorito dessa série. Ver que a vida jovem dele se foi assim, como um sopro, me enche de tristeza. Waterboyy me mostrou que é possível um final feliz pra uma história que podia não dar em lugar nenhum, me fez acreditar um pouquinho no amor. Seu sorriso encantador e personalidade serena me encantavam. Era alguém que eu admirava, com quem tinha uma ligação afetiva, e ele simplesmente se foi... Não é meu objetivo aqui escrever belas palavras sobre a brevidade da vida mas apenas deixar o questionamento, se até ele, príncipe, teve sua vida ceifada com tamanha facilidade, o que não será de nós, meros mortais?

X

Mahler trata em sua sinfonia, de uma ponta a outra as partes cantadas ligadas por um longo trecho orquestral de mais de cem compassos, da redenção pelo poder do amor, o que é uma coisa belíssima em vários aspectos. A invulgaridade das tonalidades usadas transmuta o ouvinte, o homem que contempla uma obra dessa não termina da mesma forma que começou, ele é, por certo modo, possuído pela força do Espírito Criador. Poucos são os que param para contemplar hoje em dia, afinal é uma música que dura mais de uma hora. Mas aqueles que o fazem certamente não se arrependem, saem dessa experiência transformados. Me lembro que ali, no silêncio da madrugada eu me tornei um homem modificado pela força do amor que Mahler transmitia, seja na delicadeza das cordas ou pela força das árias, ou pela coda magistral que encerra a obra com uma visão do Paraíso que é das mais sublimes de todo o universo das artes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário