terça-feira, 8 de março de 2022

Resenha - Gen Y 2

Contém Spoilers!

Depois de uma excelente primeira temporada os ânimos estavam exaltados para a continuação de Gen Y. A série tinha apresentado um grande leque de personagens carismáticos e histórias cativantes e isso era o esperado para a segunda temporada. 

Recapitulando, tivemos a volta de Pha (Big Thanakorn, de My Mate Match) no último episódio, ficando no maior climão já que agora Wayu (Bas Suradej) está num relacionamento com seu amigo Thanu (Dun Romchumpa). E com isso tivemos a revelação do grande mistério da primeira temporada que era o motivo para ele ter terminado com Wayu de uma forma tão abrupta. Além disso tem a misteriosa ligação entre Thanu e Phai (Pon Thanapon) que parece continuar forte.

Mark (Kimmon Warodom) e Kit (Copter Panuwat) estão firmes e fortes no seu relacionamento ao passo que Pok (Bank Toranin) e Tong (Bonus Tanadech) ainda precisam acertar que tipo de relacionamento eles têm, além de aparar as arestas que ficaram abertas. 

Bom, as portas estavam abertas para eles fazerem uma grande temporada com esse enredo, mas antes de iniciarem as gravações a produção teve a brilhante ideia de fazer uma votação online pra decidir com quem Thanu ficaria no final das contas, Wayu ou Phai. As fãs do shipp DunBas votaram em peso e essa opção venceu, no entanto a série é baseada numa novel, ou seja, o final já estava decidido e mudar isso no último instante foi uma escolha arriscada. 

Dito e feito, o resultado foi que o plot do destino protagonizado por Thanu e Phai foi jogado no lixo com a desculpa de que Thanu poderia escolher seu próprio destino fazendo a opção de ficar com Wayu ao invés disso. Sandee (Bank Thanathip) que faz as vezes de agente do destino até tentou juntar os dois mas as coisas só deram errado e ele saiu como um tipo de vilão na maior parte da história, isso até repentinamente mudar e aceitar as escolhas dos outros. Não me entendam errado, eu realmente gosto da história de eles mesmo fazerem seu próprio destino, mas a forma como fizeram isso deixou muito a desejar, com Phai jogado pra escanteio e tendo de fazer as vezes de conselheiro amoroso da turma toda aparentemente sem se importar com os sentimentos que ele tinha por Thanu. Bonito na teoria mas na prática não foi bem executado e só pareceu que o personagem não tinha importância mesmo e até a chance de fazerem um par com Sandee não foi pra frente.

Mark e Kit já estavam bem resolvidos  já que sua história tomou boa parte da primeira temporada e eles podiam muito bem servir como conselheiros pros outros agora, mas tiveram que passar por um drama bobo pra colocar em prova sua capacidade de ficarem longe um do outro. Resultado: o que era um casal fofo que finalmente tinha se acertado virou uma chatice.

Pok e Tong foi só sofrimento, mas em questão de desenvolvimento pelo menos a história deles fez sentido, passando por um arco de redenção até finalmente ficarem juntos. 

Já o retorno de Pha não gerou o conflito que prometeu. Ele voltou doente e ficou a maior parte da temporada no hospital e não teve o contraponto com o Thanu deixando Wayu confuso, o tempo todo Wayu esteve certo de estar com Thanu e não sentir nada mais por Pha, mesmo quando ele estava no leito de morte. Parece que o personagem voltou só pra morrer e pronto. 

E já que optaram por colocar Thanu e Wayu como casal principal deveriam ter feito isso melhor, mas o relacionamento deles simplesmente não evoluia. Todo episódio era só uma sucessão de cenas dos dois prometendo alguma coisa e se encarando no maior clima até que alguma coisa os separasse. O beijo demorou a acontecer, a cena de amor então, nem se fala.

Como pontos positivos tivemos pelo menos muitas cenas fofas, muito embora as de Thanu e Wayu tenham beirado ao cansaço muitas vezes, ninguém pode negar que houveram muitos momentos bonitinhos de todos os casais. Pok e Tong com as cenas mais quentes de todas e Mark e Kit continuando sendo os fofos que são. 

Não houve nenhuma grande mudança na fotografia ou na trilha sonora da temporada mas ambas são boas e passam uma imagem alegre muitas vezes descontraída. 

Em resumo foi uma temporada fraca, que não soube trabalhar o material original e caiu na monotonia ao mudar a novel, com alguns poucos momentos fofos que deixaram o coração quentinho, mas ainda assim longe da excelente construção que teve a primeira temporada. 

Nota: 05/10


2 comentários: