terça-feira, 1 de março de 2022

Limites

"O amor tem seus limites", vi essa frase flutuando em alguma comunidade online, acho que é de um trecho de uma série, e ela logo me marcou pois, do que posso dizer de mim mesmo, conheço bem os limites do amor. 

Meu amor nunca foi capaz de tocar ninguém, por mais puro, nobre e poderoso que fosse. Meu amor já foi capaz de me prostrar, mas nunca chegou a ninguém. Ninguém nunca devolveu o amor que eu dei, eis o limite do meu amor, eu mesmo, o amor que, saindo de mim, retorna por não encontrar moradia em algum outro coração. É como um derramar-se no chão, espalhando-se mas sem se conter em outro recipiente.

"O amor tem seus limites" é um adágio lamentoso, uma daquelas verdades inescapáveis. E eu não posso deixar de ver os outros felizes em companhia de alguém sem sentir que talvez eu tenha algum defeito, uma imperfeição fundamental que me torna horripilante aos olhos dos outros. E  aqui a minha sina é então ficar sozinho.

Já não recebo mais mensagens como antes, e nem tenho vontade de sair em busca de novas companhias. Tudo o que eu faço é dormir, dormir como se fosse encontrar ali a razão da minha existência, mesmo sabendo que é só uma fuga. Mas qual o problema de fugir quando o problema que se tem em mãos é grande demais pra resolver? 

Eu não sei o que fazer da minha vida, e isso é tudo. Eu sou um professor, alguém que deveria guiar os outros, mas eu nem mesmo sei onde estou. Como posso encontrar alguém estando perdido desse jeito? 

Hoje em dia as pessoas buscam por outras que possam completá-las e eu sou apenas vazio, não posso completar ninguém. O amor que eu sinto é limitado a me fazer sofrer, a entregar-se a quem não o quer. Foi assim com todas as minhas últimas histórias, eu entreguei amor e recebi em troca apenas frieza e ingratidão, e por isso eu enterrei o meu amor no profundo de mim mesmo, na frialdade inorgânica de uma terra onde nada pode nascer, não naquele jardim secreto onde se encontrava o meu amor cavalgando nas colinas como um gamo.

"O amor tem seus limites" e eu me deparei com a barreira intransponível do ser, esse muro das lamentações que impede que meu amor chegue aos outros. Tornei-me fechado em mim mesmo e não é assim que eu queria que fosse, mas as coisas são assim, e eu não tenho poder para mudar os limites do amor. 

"Solidão: um lugar bom de visitar uma vez ou outra, mas ruim de adotar como morada." 
Josh Billings

Nenhum comentário:

Postar um comentário