domingo, 9 de julho de 2023

Eu vou dormir


Talvez eu só quisesse que você me pedisse pra ficar. Mesmo cansado eu ainda gosto da sua companhia, gosto de ver você empolgado com coisas antigas. Mas eu sabia que você não pediria isso, e sabia também que você estava muito mais interessado em tantas outras coisas, em outras pessoas. E então eu me recolhi ao meu silêncio, quieto, finalmente descansando depois de um longo dia enquanto você provavelmente ficava na companhia dela, ou ouvindo as músicas que traziam ela a sua memória. Acho que isso mais uma vez mostra de forma inegável o quão distante estamos, como outras coisas ocupam nosso coração, e como eu deveria seguir em frente, sozinho. Eu amo o longe e a miragem, você ama as mulheres e as antiguidades (e a rima foi sem querer). Embora as palavras tenham combinado, eu e você não combinamos, estamos contemplando telas muito diferentes, ou melhor, você olha para uma tela enquanto eu olho pra você. 

X

A abertura de espírito nos possibilita excelentes experiências! Ah, que ditosa escolha a de não esperar da vida senão dor e decepção! Sem isso eu não me surpreenderia tão positivamente como hoje: tão cansado de uma semana mega intensa, num atendimento para o qual eu não fiz outra coisa além de evitar que ele me viesse ao pensamento porque eu temia ser ainda mais cansativo do que o normal. Falar para um grupo de universitários numa manhã fria de sábado? Eles com toda certeza iriam preferir estar em outro lugar mas, ainda que fosse assim, foi uma visita extremamente gostosa de acompanhar. Me senti confortável ao responder perguntas genuinamente interessantes, me senti bem podendo compartilhar um pouco e ver olhos brilhantes me sondando mais e mais. Me senti tão bem que até esqueci o cansaço durante o atendimento, me senti tão bem que poderia ficar de pé conversando com essas pessoas por várias horas... 

Interessante como são as coisas não? Tinha sido alertado que uma das pessoas da visita era desagradável em suas opiniões, e eu não me lembrei disso então não construí um muro com relação a ela. Ao ouvir suas observações eu pude entender muito de seu ponto de vista e, independente de concordar ou não porque nem pensei nesse juízo, tivemos uma conversa bastante agradável. Infelizmente outros não fizeram o mesmo e buscaram simplesmente se fechar. Uma pena.

X

Admito que mandei a foto na intenção de que, se alguma parte de você pensar em mim, no momento em que estivesse com ela, se lembraria de mim e perceberia que o meu amor é verdadeiro e que é que penso em você o tempo todo. Foi uma ideia idiota, desesperada, de uma mente infantil e, provavelmente, corrompida por uma mentalidade de literatura juvenil. Uma lástima! Mas eu sei que isso não vai acontecer. Vocês vão no seu encontro, vão rir e sorrir, e provavelmente se aproximar ainda mais. E eu? Eu vou dormir.  

X

Fico muito triste em ver toda a angústia do seu coração. E o meu coração se compadece e também se aperta junto ao teu... Minha tristeza vem em saber que esse descontrole surgiu por causa de uma garota, por causa do seu sonho, por causa do seu desejo e da sua cegueira. Isso porque você só consegue pensar nela, e cada pequeno detalhe sobre ela te desconserta. E com isso não percebe que, quem está o seu lado esse tempo todo, quem tem segurado sua mão, quem tem ouvido as suas dúvidas e anseios mais profundos, sou eu. Você deseja alguém que possa construir uma vida contigo, mas não consegue o que nós já construímos. E isso sem esse peso, sem essa dor que sentiu, sem essa insegurança. Se você olhar para mim por um instante que seja, vai ver que a pessoa que você procura para andar ao seu lado, já anda com você, só é diferente do que o que vc imagina. Mas você não sonha com alguém que te acompanhe, com quem possa compartilhar momentos felizes e tristes, alguém que tente te entender, que sorria contigo que, enfim, esteja com você e pense em você desde o momento que acorda até o anoitecer? Então, por qual razão você ainda prefere permitir que sua vida se descontrole assim por ela, que acabou de chegar? 

2 comentários:

  1. Um sarro ver como tudo está preso ao cotidiano; passas a vida pensando na mesma pessoa, sofrendo das mesmas dores, e querendo a mesma coisa.
    Sair do cotidiano não lhe faria bem? Falte a igreja, leia um romance tosco e escute uma música boba. Sabe o motivo? Pois você atrelou as coisas de seu cotidiano a uma pessoa, e isso é a pior coisa que podemos fazer. (Mesmo que isso seja feito do inconsciente)
    Será que o sono, álcool e Bukowski não te remetem a algo? Será que não te fazem pensar quando o objetivo delas era contrário?
    Sei bem disso, Nietzsche, Inglês e Graciliano Ramos me lembram alguém que já foi, e não volta mais (são as minhas associações da época; lia Nietzsche e Graciliano
    e falava inglês com as paredes).
    De qualquer forma, sair do cotidiano faz um bem danado, e acredito que acalme um tumulto maior. Tente! Caso fizer, conte-me

    Questionamento: você fala bukauski ou bukoviski?
    E Goethe, é guete ou gotan?
    Falo bukauski pois é o certo, dentro da pronúncia inglesa.
    E gotan é correto ,pois no alemão o OE tem um som de … gemido?
    Enfim, eu sei que está correto, mas apenas responda para eu ter opiniões aliadas as minhas ❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Percebi isso com uma força tremenda numa viagem recente que fiz a Floripa e, mesmo sendo breve, eu parei num determinado momento e pensei: eu não quero perder tantas possibilidades assim sofrendo indefinidamente... Mudando de alvo indefinidamente mas permanecendo o mesmo.

      Eu digo bukósviski pq me agrada mais, já Goethe e digo guete mesmo e os alemães e americanos que lutem kkk

      Excluir