sexta-feira, 21 de julho de 2023

Fonte de Piedade

"O inimigo persegue a minha alma, ele esmaga no chão minha vida e me faz habitante das trevas, como aqueles que há muito morreram. Já em mim o alento e extingue, o coração se comprime em meu peito." (Sl 142)

Eu repensei bem o que tinha te dito, realmente. Talvez você tenha pensando que poderia se tratar de uma Noite Escura, mas não é nada como isso. A Noite Escura é uma grande graça concedida aqueles que, em estado de graça, querendo se aproximar mais de Deus são, por Ele mesmo, privados de sua presença com o objetivo de purificarem o sentidos e o espírito e, assim, fazer com que a alma deseje cada vez mais o próprio Deus, e não apenas os efeitos de suas consolações. 

Em termos materiais, é o amigo que se afasta para que percebamos que o queremos por perto por sua presença e não porque ele pode pagar por restaurantes caros pra gente. Comparação boba mas explicativa, ao menos de modo metonímico, tomando o todo por uma de suas partes. Assim também acho que é o momento que tenho vivido, essa aridez espiritual que culmina em desesperança e que, não pense que é algo novo, não é, no entanto, fruto da ação divina que me priva para que eu a deseje mais profundamente. Antes disso é efeito do meu próprio pecado. O que experimento é a miséria humana de nossos primeiros pais expulsos do Jardim. 

A solução, parece clara: tornai a casa do Pai. Mas é difícil fazer isso, e foi o que tentei dizer a você, quando algo em mim é uma imperfeição fundamental. Quando o meu amor, e aqui me vejo confuso porque penso que se amor é algo divino como pode meu amor me afastar do Castelo? É é por isso que me vejo aqui com você, ao umbral das Divinas Moradas, mas aquele que tem as chaves desse grande portão não pode me deixar seguir porque o meu amor, o mesmo amor que me faz segurar sua mão, me mantém aqui sem poder avançar.

E por isso eu disse que não apareço em nenhum daqueles quadros, porque eu no futuro próximo, quando você se encontrar diante de Deus, essa bela imagem se tornará realidade, mas eu não consigo ver como a contemplarei ao seu lado. 

Tento fazer o meu melhor, hoje de manhã me dediquei a acalmar algumas pessoas antes da Missa diante de alguns imprevistos, com gentileza eu expliquei algumas coisas e ajudei a preparar tudo da melhor forma possível. Isso não significa que eu desisti completamente e que por isso vou abandonar o nosso caminho mas, significa que eu tenho que aceitar a minha limitação, e que por mais que caminhe há um limite, um limite que meu amor, que quem eu sou, não me permite avançar.

Deveria tentar a vida solitária, de um eremita no meio dos homens? Francamente não consigo me ver sendo tão forte assim e por isso cairia em erros ainda piores que manchariam ainda mais a minha alma. Só o que posso fazer é me sentar ao pé da mesa do Banquete Nupcial do Cordeiro e esperar pelas migalhas, ao lados dos cães e, quem sabe, serei salvo pela Piedade, se Ela vir que, no meu coração, há sinceridade no servir, mas um espírito tíbio, fraco, que busca a luz mas não consegue seguir, apenas contemplar, um pouco distante... Eis a minha súplica, quem sabe Ele me permita beber algo que escorre do cálice que foi enchido pela Fonte da Piedade:

"Rex tremendae majestatis, qui salvandos salvas gratis, salva me, Fons pietatis."

Nenhum comentário:

Postar um comentário