sexta-feira, 6 de setembro de 2024

Um Raio de Sol

Sun in an Empty Room, Edward Hopper

“Há um momento na vida de todo homem em que ele se pergunta: ‘Qual é o sentido de tudo isso?’ E então, ele percebe que a vida não lhe oferece respostas, apenas mais perguntas. Mas talvez essa seja a beleza da existência: viver sem saber, explorar sem encontrar, e ainda assim continuar a sonhar com a verdade.” (Franz Kafka)

Seu silêncio, sua distância, ambos me ferem. Sabe como gosto de dias assim, acinzentados, com um pouco de chuva. Eles combinam com a minha melancolia cotidiana. Mas sem você hoje é apenas um dia cinza, triste, silencioso e solitário. Se fecho os olhos só consigo pensar em te abraçar, em te conter em meus braços, encostar a minha cabeça em seu peito e, sentindo seu cheiro, ouvir as batidas de seu coração. 

Mas acho que não é possível. 

Seu silêncio, sua distância, ambos me ferem. É como se faltasse algo de mim mesmo. Porque meu amor por você se tornou tão grande e tão parte de mim que, com efeito, sua ausência é como se fosse ausência de mim. 

É engraçado o quanto meu coração se expande ao pensar em você, aquela ânsia de amor de que falava S. João da Cruz. Em poucas horas eu fiz questão de dar mais demonstrações de carinho do que uma pessoa normal recebe em toda a vida. Não o fiz pensando em te consolar ou algo assim, não, é antes um impulso próprio, uma vontade que não tenho como controlar. 

É assim com as coisas do coração, coisas que são maiores do que nós. E então eu me inflamei ainda mais quando foi sua vez de dizer que me ama, e que me ama muito. Sabendo da dificuldade que tem para falar dos seus sentimentos, isso se torna ainda mais significativo para mim. 

Então, eu, que já não vivo em busca de nada, que já não dou muita importância para nada e nem ninguém, torno a ver uma luz e, nela, a sua silhueta. Mais uma vez, como disse o santo, como uma luz que me guiava com mais clareza que a do meio-dia, mas, no meu caso, como um raio de sol iluminando aquele quarto frio que, no entanto, não é mais vazio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário