domingo, 18 de setembro de 2016

Olhares

Dizem que os olhos são a janela da alma e o espelho do mundo. Dessa forma, eles refletem em suas cores as cores que na alma brilham intensamente. Pode-se dizer então que quem consegue ler e entender um olhar, consegue ler a alma. Um olhar pode ter mais significados do que uma obra de arte, e pode ser mais difícil de entender do que a Bíblia, devido as complexidades da alma compreender um olhar pode ser algo quase impossível de se fazer.

As vezes um olhar pode significar ternura, carinho, cansaço. Mas as vezes também pode guardar maldade e ambição. Um olhar amoroso é quente, brilhante, confortável e convida o espectador a contemplá-lo continuamente e a ser aquecido com as chamas dos sentimentos que o motivam. Um olhar triste é quase sempre apático, vazio e ao contrário do anterior, não atrai em nada aqueles que o observam. Um olhar maldoso é difícil de se observar, e muito se assemelha com o pior tipo de olhar que pude contemplar.

O olhar de desprezo é o pior de todos. É frio como uma pedra de gelo, e assim como o gelo queima em contato com a pele, ele também queima e destrói a alma. Um olhar frio assim pode ser tão aterrorizante quanto a mais devastadora das doenças e tão sútil como uma serpente que se aproxima para dar o bote. Paralisa, impede toda e qualquer reação, e como um quadro grotesco, apenas ficamos a observar enquanto tentamos nos livrar dessa cena aterrorizante que imprime na alma uma dor inexprimível. 

Mais triste ainda é ver um olhar que antes era quente e confortável se tornar frio como as águas geladas do mar. É como ver uma chama que se apagou.

Talvez o erro tenha sido meu. O olhar na verdade guardava maldade e ambição, e eu sabia, sabia e fingia não saber. Agora, minha alme se vê congelada pelo olhar que antes que me aquecia. Uma amizade que antes era motivo de alegria agora apenas me traz desesperança e tristeza. Um amigo se foi sem olhar para trás, sem olhar para mim e me deixou sozinho a enfrentar o mundo. As promessas feitas de que nossa amizade seria para sempre ficaram apenas no passado, não passando de palavras vazias e sem sentido que deixarm apenas uma cicatriz profunda no meu coração. Um amigo se foi, e no seu lugar em meu coração nasceu uma única rosa, onde em uma de suas pétalas se vê escrita com letras de sangue as promessas de amizade eterna que um dia fizemos. 

Infelizmente como quase tudo na vida, algumas amizades também passam. Se vão como a areia ao vento. Assim como nossa vida tem um ponto final, as amizades também tem. Não adianta apenas me lamentar, não vai resolver. Mas as lágrimas são impossíveis de se conter quando ao olhar para o passado, vemos que o tempo passou e as alegrias que um dia passamos juntos não vão mais voltar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário