terça-feira, 27 de setembro de 2016

Precisamos do amor

O homem precisa do amor, precisamos amar alguém apaixonadamente pra ter um sentido na vida, pra ter um rumo, pois, sem amor, nada faz sentido. 

Começamos a nos organizar em sociedade movidos pelo medo. Movidos pela necessidade de proteção constante e para ajudarmos uns aos outros fomos montando nossos pequenos grupos, nossas primeiras famílias. Com o passar do tempo, notamos que mesmo dentro de um grupo próximo, haviam pessoas que despertavam em nós mais do que sentimentos de afeto, gratidão e proteção. Algumas pessoas nos impeliam a passar mais tempo perto delas, a buscar sua felicidade e só nos sentíamos felizes, quando estávamos ao lado delas. Penso que aí foi quando o homem descobriu o amor. Talvez o homem tenha se dado conta que precisa de alguém que o acompanhe, não que o complete, mas que esteja ao seu lado a todo momento.

Algumas pessoas tem a capacidade de nos fazer melhorar, de nos fazer superar, e o que é então o amor senão uma constante melhora? Queremos melhorar para fazer o outro sempre mais feliz, sempre mais satisfeito, e assim, vamos nos aprimorando mutuamente e fazendo um ao outro mais feliz. Pode soar meio repetitivo e banal dizer essas coisas, mas para quem ama de verdade, o amor é uma constante reinvenção, e até mesmo as velhas palavras ganham novos significados com o passar do tempo.

Um exemplo claro disso pode ser usado ao pensarmos nas palavras mais ditas de todos os tempos, e mesmo sendo as mais banalizadas, ainda são as mais verdadeiras que a língua humana pode expressar:

"Eu Te Amo!"

Penso que não exista nenhuma outra expressão que possa ter tantos significados quanto essa. "Eu te amo" pode significar:

"Eu gosto muito de você" 

"Eu quero cuidar para sempre de você"

 "Eu quero ser feliz ao seu lado."

"Eu quero te fazer feliz.",

 "Eu quero que me faça feliz."

"Eu quero fazer sexo com você." 

"Me perdoe por magoar você." 

Ou pode significar ainda, na melhor da hipóteses, simplesmente

 "Eu amo você!"

Mil significados poderiam ser atribuidos a essa expressão tão pequena, tão desvalorizada, mas que sem a gente perceber, faz girar todo o nosso mundo. Todos vivem em função do amor, seja por alguém ou alguma pessoa. Até mesmo aqueles que vivem sozinhos amam a alguma coisa. Seja o dinheiro, o sexo, enfim, tudo na vida de um homem é movido pelo que ele ama.

Por isso eu não tenho vergonha em assumir que vivo em função do meu amor. E que tudo na minha vida eu faço por amor. E eu amo muitas coisas, sim, pois meu coração é grande, e nele cabem muitos amores. Eu amo servir a Deus, eu amo meu namorado, eu amo conhecer novas musicas e ter experiências com elas.

Por mais que eu seja dramático ao extremo e que goste de encarar as coisas de uma forma bem mais trágica do que realmente são, eu ainda amo viver, e amo as experiências que a vida me dá. Não posso ser mais verdadeiro do que isso, porque sem meu amor, não saberia viver.

Um amigo me disse certa vez que o homem está sempre apaixonado por algo. E na época eu não entendi o que ele quis dizer com isso, no entanto, hoje eu sei bem o que isso significa. Entendo pois agora eu concordo que, a vida sem amor, é vazia e sem sentido, e que é justamente ele que nos dá um rumo a ser tomado. Digo isso agora na certeza de ser alguém que ama apaixonadamente, seja a uma pessoa, a uma música ou a um serviço, mas que tem a certeza de que é esse amor que me faz existir e viver!

Amemos uns outros. Amemos nossos amigos e namorados. Amemos as artes. Amemos o mundo. Mas não deixemos de amar, pois, sem amor, não somos nada, sem amor, deixamos de existir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário