domingo, 4 de setembro de 2016

Sem outra luz nem guia

Esperava que pela manhã os problemas tivessem se dissipado com a escuridão e ilumindado pela luz do sol, eu conseguisse enxergar o horizonte a minha frente. Ledo engano o meu, pois tudo o que consigo ver é uma névoa densa e escura, que me impede de ver qualquer coisa e que me cega, deixando-me na mais escura contemplação, sem sentir nada mais do o sentimento do meu coração. Como bem disse São João da Cruz:

Em noite tão ditosa,
E num segredo em que ninguém me via,
Nem eu olhava coisa alguma,
Sem outra luz nem guia
Além da que no coração me ardia.

Estou preso num segredo que não pode ser visto nem sentido por ninguém. Um segredo que só eu conheço pois habita no íntimo de minha existência. E nesse segredo me escondo, sem que ninguém consiga perceber minha existência. Por um lado, isso me dá uma certa liberdade pois, não fazendo diferença pra ninguém, me sindo livre pra trilhar qualquer caminho. Por outro lado, estar sozinho é muito bom, mas sentir-se sozinho é algo horrível. E perdido em segredos e mistérios, é comum confudir-se com as escuridões que os permeiam, mas ainda nessa escuridão, uma luz guia o coração, dando a ele um destino e um caminho a percorrer, um objetivo a cumprir. E é por isso que o poeta fala sobre a luz que arde no coração, se tornando a guia da alma enamorado na busca por seu amor. 

Quando se ama verdadeiramente é esse o sentimento que se torna o centro de nossas vidas, por isso que não há mais outra luz nem guia para a alma, além daquela que, ardendo, aponta para o amado. Logo, na longa noite escura da vida, apenas a luz do amor é capaz de encontrar o caminho certo.

Quanto a isso tenho agora minhas dúvidas, pois meu amor até o momento somente me levou a abismos e pântanos, locais tristes e de grande sofrimento. Talvez seja a purificação de que devo passar ou ainda seja esse meu destino. Talvez de fato algun de nós não tenham sido criado para a felicidade.

Acredito que o significado dessa passagem seja justamente o de dizer que a única luz capa de guiar verdadeiramente um coração é a luz do amor. É nisso que eu quero acredita, mas a luz que tem me guiado não tem me levdo a outro lugar senão a vales sombrios e misteriosos, sem perspectiva de um fim e sinto como se estivesse sendo guiado para minha própria condenação. O preço que paguei por ter me deixado ser guiado pela luz que ardia no meu coração foi a morte, a condenação, mas se eu tivese me deixado se guiado pela luz da ração, talvez o resultado fosse diferente, talvez eu não estivesse com o coração tão ferido e magoado como agora.

Mas infelizmente essa luz continua a arder no meu coração, e ardendo, me tira toda e qualquer outra luz que possa me guiar. Tudo o que me resta então é deixar-me levar por essa luz que emana de dentro de mim. Não sei dizer se após o abismo a que ela me leva tem slgum tipo de paraiso ou terra prometida, mas só sei que há também uma grande possibilidade de estar sendo conduzido diretamente para minha própria alcova, onde meu corpo destruido descansará por toda a eternidade. 

Passo a me imaginar enão como a alma enamorada da Noite Escura de São João, onde fugindo de todos os apetites sensiveis e espirituais, a amada finalmente se encontra com seu amado. A amada finalmente se encontrou com o amado, e ali, naquele jardim secreto, os dois se ama tranquilamente, sem nehuma interrupção. E doam-se inteiramente, um ao outro numa cena de carinho e ternura onde um adormecido é mimado pela amada num momento único, capaz de se estender por toda a eternidade. 

Esquecida, quedei-me,
O rosto reclinado sobre o Amado;
Tudo cessou. Deixei-me,
Largando meu cuidado,
Por entre as açucenas olvidado.

Essa é a mais alta contemplação, a união perfeita entre amado e amada. União essa impossível para alguma pessoas, já que estas sentem apenas um desejo, um ardor no coraçãoe nunca chegam de fato a essa alta contemplação do mor. Penso que se alguém como eu fosse levado a uma noite escura como essa, de completa união com o amado, morreria de alegria, pois nada mais haveria de ser necessário a minha existência. Essa união tudo abandona, tudo se esquece. O mundo já não faz mai sentido pois ali, sob os cuidados do amado, a alma encontra sua mais alta realização. 

Mas essa luz que me guia ardente, está agora fora de minha vista e alcance, pois me encontro perdido em meio a escuridão total, sem saber para onde ir e nem sequer que rumo tomar. Apenas me sinto perdido, buscando um caminho, uma luz, qualquer coisa que possa me guiar...

Por fim, me encontro agora num lugar completamente desconhecido, sem saber para onde devo ir, nem quais decisões tomar, não tenho sequer mais nem outra luz nem guia, além da chama fraca que no meu coraçõ ardia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário