sábado, 17 de setembro de 2016

Poder

Particularmente eu detesto a sensação de impotência. Odeio os momentos onde minha fragilidade e fraquezas são expostas de tal forma que eu não consigo tomar nem sequer uma decisão. Momentos como esse jogam por terra todo e qualquer orgulho na lixeira da miséria humana, onde se depositam todas as coisas que são inúteis a nossa natureza. Em certas ocasiões nos deparamos então com essa nossa natureza tão baixa e humilhante que é a da fraqueza humana. No entanto, é também no momento de fraqueza que percebemos a extensão de nossas forças e assim, nos conhecendo cada vez melhor, podemos melhorar como pessoa.

A vida nos oferece momentos de incerteza a toda hora para nos botar a prova sempre e assim nos permitir evoluir constantemente. Numa primeira olhada, podemos pensar que trata-se de uma pedagogia deveras cruel e desumana, no entanto, do que eu conheço da mente humana e de suas teimosias, posso dizer que é apenas através do sofrimento que aprendemos realmente o verdadeiro significado e valor das coisas. 

Tomar decisões importantes durantes os momentos de angustia que essas provações nos dão é certamente dar um tiro no escuro e correr o risco de sofrer com as consequências de uma decisão mal tomada. A calma e a paciência devem ser as maiores aliadas no momento de avaliação de possibilidades. Como diz o antigo ditado japonês "sentimentos são fraquezas, que nos cegam e nos desviam do sentido do dever." Isso significa que tomar decisões com base em qualquer sentimento é um convite ao sofrimento autoinfligido. Logo, num momento desses, onde a tristeza, ou até mesmo a alegria, anuviam o pensamento, o ideal é adquirir uma perspectiva neutra quanto a isso e tentar basear-se o máximo possível na razão, e assim evitar maiores dores. Claro, dizer isso quando o problema não é comigo diretamente é fácil demais e por experiência própria digo que é quase impossível manter a razão num momento de angústia, pois é justamente essa a nuvem de poeira que cobre os nossos olhos nos impedindo de enxergar a verdade que se encontra bem a nossa frente.

Queria então conseguir dar conselhos melhores, dizer a coisa certa nos momentos certos, mas parece que tudo o que consigo fazer aqueles que me cercam é piorar a condição de suas mentes já perturbadas. Mas também, quanta presunção a minha, pensar que poderia ajudar os outros quando minha própria mente vaga sem destino na busca de respostas para perguntas que ainda desconheço! E no entanto, esse nem sequer é o objetivo principal desse texto. Na verdade, gostaria de dizer as palavras que não consegui dizer no momento certo, apenas.

Por mais que eu escreva de forma dramática, sem parecer ter mais esperança no futuro ou no amor, a verdade é que isso é uma realidade bem dividida dentro de mim. Parte se encontra de fato morta, desacreditada no amor e na esperança. Amor esse que foi morto pelas pessoas que me abandonaram sem olhar para trás. No entanto, se não acreditasse realmente no amor eu não conseguiria continuar vivendo em busca desse amor. Por isso, penso que nesse momento, aquela que escreve essas palavras é a parte de mim que ainda acredita no amor verdadeiro e que vai continuar lutando pela felicidade que só pode ser alcançada por esse amor.

O amor é paciente, é forte, é bondoso. Por mais que seus ímpetos sejam devastadores como as ondas revoltas de um mar em tempestade, na realidade ele é apenas poderoso em suas demonstrações. É por isso que, muito embora o mundo insista em tentar me convencer do contrário, eu acredito que o amor verdadeiro é sim capaz de vencer e superar toda e qualquer adversidade, obstáculo ou dificuldade. Parece piegas, sim, mas quando o sentimento é verdadeiro, transcende toda e qualquer definição física ou humana. 

O amor não está só nos momentos de intimidade, nem nas palavras de carinho, nem sequer no cruzar de olhares. Ele pode estar presente sim nesses momentos, mas o amor transcende a isso. É uma força tão poderosa que nenhuma palavra pode definir ou quantificar e toda e qualquer tentativa de fazê-lo se torna nada mais que um balbuciar. 

O amor está no mais íntimo do coração de uma pessoa. Por isso consegue superar as armadilhas do mundo, sejam elas as forças que lutam por sua morte, a distância, o medo, enfim, qualquer coisa que possa interferir, pois o amor vem de Deus, e o que vem de Deus é para sempre. O amor tudo suporta, tudo alcança, nunca se entristece, nunca desanima, nunca desiste. Todas essas coisas são fruto de nossa natureza frágil, mas não são fruto do amor. 

Por fim, para que o amor tenha forças de realizar todas as suas obras e aspirações, é necessário apenas que se creia nele. E assim tudo se fará! As adversidades serão superadas, os medos vencidos e as batalhas ganhadas, e no fim, só restará o amor, pois afinal, dessa vida nem mesmo a sabedoria permance conosco ao seu fim, mas o amor é eterno e uma vez que deixemos que ele domine nossa vida, nenhuma força no mundo poderá apagar sua existência!

Acreditemos pois então no poder do amor verdadeiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário