segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Sobre amizades verdadeiras

Engraçado como são as coisas... O mundo parece estar sempre em constante mudança, as estaçãos, as transformações, o desenvolvimento tecnológico... E com a mente das pessoas não é diferente. Estão em constante mudança, e o que antes era verdade, hoje não passa mais de uma grande mentira. 

Me dei conta do quanto estamos rodeados de pessoas falsas e de caráter tão baixo que sua dignidade rasteja mais no chão do que o ventre de uma serpente. Fui há um lugar onde já não ia há algum tempo, e pude notar as pessoas que, antes, quando eu estava numa posição hierárquica superior, me tratavam super bem, agora nem olharam na minha cara e ainda soltaram piadinhas sobre minha presença. Nesse momento eu tive a certeza de que a amizade dessas pessoas era movida apenas por interesse, quando eu podia lhes oferecer o status de terem a confiança de alguém superior. Agora, quando iguais, já não precisam mais se preocupar comigo. E assim as nossas vidas se seguem. 

Pra ser sincero eu tenho pena, muita pena dessas pessoas que fazem amizade por interesse. Pois não conseguem ser verdadeiras consigo. Quase que como num relacionamento eu depositei minha confiança em pessoas que me traíram a primeira oportunidade. No exato momento em que deixei de ter a elas uma utilidade, viraram as costas para mim. Mas normal, me sinto aliviado na verdade, pois agora sei diferenciar uma amizade verdadeira de uma movida por interesses. Quem saiu perdendo aliás, foram eles, pois quando deposito minha confiança em alguém, eu gosto de honrar essa confiança, e eles perderam a oportunidade de ter um amigo verdadeiramente fiel.

A falsidade é uma máscara de vidro que quebra e faz barulho quando cai, e uma confiança quebrada pode nunca ser recuperada. Me sinto muito bem agora, conseguindo avaliar isso de uma nova perspectiva, agora que posso ver quem são aqueles em quem posso confiar e tudo mais. Claro, a amizade, por estar dentro do âmbito das relações humana é sempre muito complexa, e envolve muitos fatores, mas ainda assim, penso que saber reconhecer e valorizar as verdadeiras amizades é essencial.

Como exemplo cito um caso recorrente. Há alguns anos, fiz uma amizade que começou do nada. Nasceu repentinamente. Fomos conversando, aos poucos nos aproximando e quando menos esperava, percebi que tinhamos alcançado um alto nivel de intimidade. Claro, não demorou muito pra que eu estragasse tudo me apaixonando por ele. E nossa amizade passou por muitos altos e baixos por conta disso. Nos afastamos, deixamos de nos falar, brigamos, voltamos a conversar. Mas nunca acabou completamente. Acontece que quando é de verdade, não acaba. Pode esfriar, pode passar por momentos de dificuldade, mas não acaba totalmente. Pode ser que nunca voltemos a ter a intimidade de antes, mas só de não sermos mais estranhos, já é uma coisa boa, ao menos pra mim.

Não gosto de lidar com a ideia de ter pessoas que não gostem de mim, mas acho que é algo que eu preciso aprender a lidar, pois é óbvio que eu não vou conseguir agradar todo mundo e a experiência que citei no começo desse texto é um exemplo disso. Eu nunca agradei a nenhuma daquelas pessoas realmente, apenas me toleravam, e depois mostraram quem eram de verdade. Faz parte.

Continuarei a ser quem eu sou. Não vou mudar para agradar a ninguém, e muito menos fingir ser algo que não sou para fazer alguém feliz. Eu sou assim, cheio de defeitos e de características que a maioria das pessoas não gostam, mas eu também tenho qualidades e, quem me tem por perto, vai ter sempre o melhor de mim. Só posso lamentar por aqueles que nunca chegarão a me conhecer de verdade.

Obrigado aos meus amigos de verdade. Aqueles que toleram as minhas loucuras, que aceitam, mesmo sem entender as minhas excentricidades, que me avisam quando passo dos limites, que me impedem de tomar Lexotan até perder os sentidos e que me me entopem de sorvete com biscoito quando estou sofrendo por algum amor mal resolvido. Obrigado a esses em quem posso confiar. A esses que não me deixaram quando estava na lama, mas que se abaixaram para me ajudar. A esses, minha eterna gratidão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário