sábado, 24 de setembro de 2016

Para o meu Romeu

Eu sinto que nunca consegui ser grato o suficiente, nem com você e nem com as pessoas ao meu redor. Mas isso precisa mudar pois, como disse Sêneca, "quem recebe algo com gratidão, paga a primeira prestação de sua dívida." E penso eu que estarei em uma dívida eterna com você. Sei que ainda não é o tempo de comemorarmos aniversário nem nada do tipo, mas tenho motivos pra me alegrar mais do que qualquer bodas poderiam me proporcionar.

A História da Criação começa dizendo que no príncipio havia o verbo, e depois houve a luz. Numa perspectiva menor, no meu universo pessoal, o criador criou de novo, mas dessa vez o fez no meu coração. Num momento onde então só existia o vazio do nada e a escuridão, ele chamou um sentimento à existência. Um sentimento que começou como tantos outros mas que se diferenciou destes justamente porque a vida gosta de nos surpreender, e nos mostra que há luz até mesmo nos caminhos mais escuros. Assim como então no príncipio de tudo, onde só havia escuridão, Deus fez a luz, também no momento em que meu coração habitava em meio às trevas, Deus me deu a sua luz. E é a isso que sou grato.

Sou grato pois eu me afogava num oceano de águas impetuosas que me faziam girar sem perspectiva alguma de sobreviver, mas encontrei um porto seguro, uma pedra onde pude me encostar e recobrar os sentidos. Nenhum caminho pode ser trilhado sem um objetivo a ser alcançado, e você me deu um novo objetivo. Me deu uma razão para lutar. A espada que eu há muito havia guardado, enferrujada pelo sangue das batalhas perdidas eu tornei a segurar e agora, esse guerreiro mais uma vez de pé se encontra pronto a enfrentar os exércitos do mundo em nome do amor.

Amor. 

Palavra tão vulgarizada hoje em dia que demorei a dizer a você, por medo de ser abandonado de novo, movido por uma covardia que tento vencer. Palavra que, não vou negar, ainda duvido do significado, mas cuja existência não pode ser negada.

Se é verdadeiro, se é de coração, é real! 

E se é real, só pode ser Amor.

E é a isso principalmente que sou grato. O seu amor me resgatou. Me tirou da escuridão onde eu mesmo havia me enfiado e assim me ensinou a amar novamente. Me mostrou que ainda sou capaz de amar apaixonadamente e que na verdade, esse amor foi tudo o que me manteve vivo nos últimos tempos, e como já te disse, tudo o que me permitiu manter a sanidade também. Foi capaz de acreditar en mim mesmo quando eu já não acreditava. Muito mais do que mereço.

Sou grato pela paciência e pela compreensão em aceitar esse maluco que transforma em romance até mesmo a rosa solitária do jardim da vizinha. Paciência em aceitar que não sou uma folha em branco mas um livro que já contém vários capítulos, alguns deles manchados de sangue, e outros ainda por escrever, ao seu lado, espero, mas um livro ainda longe do fim.

Por isso e por tantas outras coisas é que eu sinto ainda não ter agradecido o suficiente, que não digo o quanto te amo o suficiente, que não sou bom pra você o suficiente, mas quero que saiba que, não há um só dia em que, ao deitar a cabeça sob o travesseiro, eu não agradeça a Deus pelo imenso dom que me concedeste em conhecer você. Mesmo não sendo merecedor de todo o amor e carinho que de ti recebo, continua me amando, continua me fazendo bem, e continua iluminando meus passos, meu caminho... Pode não ter se dado conta ainda, mas sendo alguém completamente perdido no mundo como sou, uma bússola tão maravilhosa quanto você, que só é capaz de me apontar o caminho da felicidade é algo para ser eternamente grato, e nem todas as folhas do mundo caberiam as palavras de gratidão que brotam do meu coração. Até mesmo esse texto, não é mais do que um balbuciar de uma criança ao tentar repetir as palavras complexas que os adultos dizem. Não sou capaz de através de palavras exprimir o que fez por mim.

Eu podia ser apenas um cara que um dia cruzou o seu caminho. Nem sequer lembrávamos um do outro. Nos cruzamos há muitos anos e não imáginávamos que um dia haveria entre nós algo tão poderoso.  Sim, tomo a liberdade de acrescentar esse adjetivo a nossa relação pois não há como negar que há um poder misterioso a nos envolver. Um poder que, mesmo apesar das sombras de incertezas que surgem em nosso horizente, continua nos dizer que tudo ficará bem. Pois o amor tudo suporta, e a paciência tudo alcança.

Em alguns momentos compartilhamos nossos medos e incertezas. Me sinto grato também por confiá-los a mim. Mas em nenhum momento eu vi neles um impedimento ao que existe entre nós. O anonimato não é problema pra mim, pelo contrário, "o que ninguém sabe, ninguém estraga", já nos ensina a sabedoria popular que a inclusão digital nos proporcionou através do Facebook. A distância é apenas uma forja por onde o ouro precisa passar antes de tornar-se a jóia rara que adornará os aposentos dos amantes que, naquele jardim de rosas maravilhosas onde só os apaixonados podem entrar, repousaram eternamente, a gozar o amor que lhes foi dado.

O meu passado não muito simples me ensinou que promessas são mentiras que contamos a nós mesmos e repetimos aos outros. Não prometo felicidade, não prometo perfeição, não posso prometer o que não tenho e nem o que não sou. Mas o que tenho eu te dou, o meu coração, pequeno e machucado, mas que é capaz de amar apaixonadamente sem reservas e sem ressalvas, graças a você. Capaz de se entregar sem pensar duas vezes. Isso é tudo o que tenho a oferecer. Pode não parecer muito, mas do pouco que sei sobre o amor, sei que sendo verdadeiro, nada no mundo pode fazê-lo mal algum.

Peço perdão pela falta de estética desse texto. Pelas palavras parcas e pelas estilística pobre. Mas para um pseudo-escritor dramático, falar sobre coisas alegres pode ser difícil. Mas aqui também há sinais do que você mudou em mim, pois fazer alguém que só expressa melancolia e torpor falar sobre os deleites do amor é um grande feito. E assim, quando converso com você, quando estou ao seu lado, ou quando simplesmente penso em você, me sinto impelido a cantar sobre o amor, e embora não seja compositor, do meu íntimo brotam mil e uma canções onde tento dizer o que significou para mim conhecer a ti.

Mas isso é impossível, como já disse, e apenas estou fazendo isso pois esse sentimento já transborda de dentro de mim na forma dessas palavras. Espero que um dia possa transbordar assim também nos seus braços. Por hora, e já me retiro por aqui, só tenho a te agradecer: por me salvar de mim mesmo, por ser meu porto seguro, por me fazer sorrir, por me amar. E por mais que palavras sejam belas e capazes de emocionar, não poderia escever nada mais belo e mais sincero do que estas três palavras, que espero que nunca esqueça:

Eu Amo Você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário