sábado, 27 de janeiro de 2024

Apenas isso

"(...) Há, para as criaturas que amam, 
um prazer infinito em encontrar nos acidentes da paisagem, 
na transparência do ar, nos perfumes da terra a poesia que têm na alma. 
A natureza fala por elas." 
(Balzac)

Não era especialmente bonito o rapaz que entrava no ônibus e que vi ao levantar os olhos do pesado volume de Ilusões Perdidas, de Honoré de Balzac, que vinha lendo nas últimas semanas. 

Tinha pernas fortes visíveis da bermuda jeans rasgada  certa altura da coxa, os peitos saltavam, mais por talvez estar um pouco acima do peso do que por ser forte. Por alguma razão ele havia estendido o cavanhaque até metade das bochechas, o que dava um ar estranho ao rosto. 

Não sei se eu baixei o padrão ou se estou muito carente, talvez excitado, mas o achei bonito, só não consegui entender o motivo. Mas também achava linda essa tarde que terminava, fresca em pleno verão, num céu cinza e um ônibus vazio por conta de uma cidade que se encaminhava para a praia.

Passei por alguns homens ligeiramente mais bonitos depois dele. Um ruivo de cabelos cacheados que parecia um anjinho, um moço de camisa social azul com ar um pouco grave e, já perto de casa, um rapaz novinho, com os ossos da face proeminentes mas em conjunto com um olhar que o deixava elegantemente feminino, olhei pra ele duas ou três nos minutos que fiquei de pé antes de descer no meu ponto, sem deixar de notar, em seguida, que o céu já escurecera um pouco mais, mas essa ainda continuava sendo uma tarde que findava sem razão para ser, não era bela, tampouco triste, mas era uma tarde que findava, apenas isso. 

Me olhei no espelho e percebi que já devia ter feito a barba há algumas semanas, talvez tenha esperado demais. As fotos daqueles atores de pele lisa e perfeita me vieram à mente, mesmo que eu faça a barba não vai ficar igual, então deveria me incomodar? Não há mudança no meu rosto ou no meu corpo que possa me igualar a eles. Mas não é um rosto completamente feio, tampouco, e me achei bonito naquela foto, mesmo que tenha sido depois de uma noite de graves crises respiratórias. A minha pele estava quase perfeita também, e meus lábios rosados, embora ninguém queira beijá-los. 

Bom, talvez eu também não seja um ator de pele perfeita, como aquela tarde não tinha cores chamativas de um pôr do sol romântico ou particularmente cansativo. Era apenas uma tarde fresca qualquer, como eu sou apenas um homem sozinho qualquer. Às vezes me parece que ninguém é realmente especial... E bem, acho que é só isso. Apenas isso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário