segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

Um pouco de Dante nessa vida vazia

"A vontade, se não quer, não cede, é como a chama ardente, que se eleva com mais força quanto mais se tenta abafá-la." (Dante Alighieri)

Hoje já desde cedo parecem ter se decidido por me perturbarem o sossego. Essa existência é mesmo uma coisa miserável e as pessoas parecem realmente dispostas a piorar tudo ainda mais, com seus desejos fúteis de dificultar, tornar penoso todo caminho. Realmente penso uma espécie de inclinação demoníaca, parece que as pessoas estão dando ouvidos aos sopros mais dissonantes, apenas pelo prazer malicioso de discordar, de machucar, incomodar... Já não bastam os incômodos diários e que não podemos controlar? 

Parece que no campo de batalha do coração dos homens, em que Deus e o diabo se digladiam, o demônio vem tendo vantagem, e larga. Parece ser comum acordo que todos optem pela desarmonia completa, que todos interiorizem o caos e o desamor de tal modo que só importe criar e perpetuar ainda mais a desarmonia por aí...

E eu, em meio a tudo isso? Queria me desfolhar pelo caminho, me desfazer em pétalas de flor e rodopiar ao vento, desaparecer no horizonte... Prefiro isso a arrastar os pés sangrentos, numa caminhada rumo aqueles círculos do inferno onde, perpetuamente, os homens se machucam uns aos outros. 

Observo, da rua, o olhar distante e vazio das pessoas, ao mesmo tempo que vejo, nas mensagens delas, quanto rancor acumulado nos seus corações elas dão vazão assim que possível. Todos estamos alimentando mágoas o tempo todo, se machucando e machucando os outros por serem assim. E não vejo sinais de mudança, sinais de alguém tentando parar o ciclo de ódio. Ao que parece as pessoas vão se incomodar ainda muito mais. Os humanos são realmente criaturas patéticas.

Não digo isso nem com desespero ou com objetivo de chocar, não mesmo, mas seria bem mais fácil se eu não chegasse ao fim do ano vivo. Eu realmente queria que me fosse dada a escolha, e não a mera possibilidade do suicídio e da condenação eterna. Pensar que logo vem a passagem para mais um ano me estressa. Essa vida toda cansa, e eu já estou de saco cheio!

"Deixai toda a esperança, vós que entrais!" (Dante Alighieri)

Nenhum comentário:

Postar um comentário