sábado, 27 de janeiro de 2024

Lascia ch'io pianga

Costumava pensar que tinha um motivo para não ir primeiro, que precisava cuidar dela, porque seria doloroso demais ver o filho que ela criou com tanto esforço morrendo assim, por escolha própria, por não aguentar essa vida horrorosa. E, mais recentemente, comecei a pensar que talvez devesse prolongar um pouco mais a vida por ele, quem sabe... Mas acho que me enganei. Na verdade eu não sou importante nem mesmo para esses.

Não há sorriso ou abraço de afeto, de mãe ou conhecido. Não há herói salvador no último instante. Durante toda a vida eu os esperei e só encontrei olhares frios, maldades e ambição. A nenhum deles correspondeu o meu amor 

Ah! Como está tão deserta
Quem era tão povoada;
Parece pobre viúva
Quem antes se orgulhava;
Rainha entre as nações,
Hoje ao imposto obrigada!

Banhadas ´stão suas faces,
Corre o pranto a noite toda,
Daqueles que a amavam,
Já ninguém mais a consola;
Dos seus amigos traída,
São inimigos agora.

Cercou Judá a vergonha,
Escrava foi desterrada,
Em terra estranha hoje mora
Sem paz, sem lar, sem pousadas;
Aqueles que a perseguem
Agarram-na sufocada.

Gravados em sua lembrança,
Dias de grande aflição,
Quando seu povo aía
Dos inimigos nas mãos,
E ninguém socorria
E grande era a gozação.

Havia graves pecados,
Jerusalém, quem os fez!
Quem antes muito gabava,
Cospe-lhe agora a nudez;
Gemendo, o rosto entre as mãos,
Tenta esconder sua tez.

Nestes meus ossos um fogo
Do alto ele ateou,
Armou-me uma esparrela
E para trás me passou,
E qual cidade arrasada,
Na solidão me deixou.

Que grande pranto que eu choro,
Meus olhos são água só;
Quem me conforta está longe,
Quem de mim sentia dó;
Meus filhos estão perdidos,
Venceu o forte, o maior...

Vê, Senhor, minha tristeza,
Minhas entranhas remoem,
Meu coração se perturba,
Pois não cumpri tua ordem;
Na rua matam meus filhos,
Em casa todos já morrem.

Zela tão bem no castigo
Que a eles vais aplicar,
Como soubeste punir-me
Por todo este pecar;
Sem conta são meus gemidos,
Meu coração a parar...

(Lamentos de Jeremias)

Não culpo ninguém mas, espero não encontrar muitas dessas pessoas no inferno.  

E, minha nossa, como isso é libertador! 

Parece que o dia derradeiro finalmente se aproxima, o dia em que não mais vou suspirar pela liberdade...

Nenhum comentário:

Postar um comentário