quinta-feira, 23 de maio de 2024

Tolices

"Satie Logis", Santago Rusiñol

Ah, como queria simplesmente poder chegar, passar um café e sentar, com a música baixinha preenchendo o ambiente. Não é pedir muito, ou é? Mas as pessoas insistem em me saturar de informações, de pé, antes mesmo de abrir a porta. Uma lástima. Suspiro fundo quando não estão olhando, e às vezes quando estão, para evitar falar de modo grosseiro.

Minha mente anda silenciosa ultimamente. Acho que finalmente consegui ignorar a maioria das coisas ao meu redor, de modo que tenho até mesmo evitado iniciar algumas conversas, porque sei que vão me dar trabalho. Não venho com disposição para longas conversas, não importa qual problema elas apresentem. As pessoas quando me procuram geralmente querem que eu resolva dificuldades que elas mesmas não querem resolver, e eu estou cansado de toda a burocracia que eles criaram ao redor de si mesmos, estou cansado das reuniões intermináveis, dos conselhos que conseguem tomar sempre as piores decisões, e de como tudo isso acaba voltando pra mim de algum modo. 

É com esse melancólico silêncio que venho passando as últimas semanas, desde aquela discussão com outra pessoa querida que se foi e que eu não fui mais atrás. Desde então tenho buscado ficar quieto, sozinho, de modo que não me incomodem e nem se incomodem comigo. E então eu apenas os olhos, com olhar vazio e distante, e observo eles desfiarem seus rosários de utopias e crenças, enquanto eu vejo a inutilidade de tudo isso. 

Realmente é triste ver como se reduziu a inteligência das pessoas, incapazes de ordenar prioridades e enxergarem além. Internalizaram a burocracia do Estado na Igreja e agora os fiéis agem mais como funcionários de uma repartição pública do que como pessoas que compartilham uma fé. É deplorável. 

Não quero me colocar acima dessas pessoas, arrogantemente me julgando superior, mas é difícil continuar insistindo e ver como continuam repetindo os mesmos erros não por ignorância, mas porque preferem fazer aquilo que acham melhor, ignorando completamente todo o ensinamento por trás de cada uma de suas ações. Logo, não sou eu que me julgo superior a elas, são elas que se julgam superiores à Igreja e que não precisam de nenhum modo obedecer ou aprender com os cristãos de outros tempos. É triste ver como os tesouros tão divinos simplesmente desperdiçados porque os cristãos de hoje acham que não precisam aprender com ninguém. 

Mas são tolos à sua maneira. E eu à minha.

Como sei que é tolice esperar que peça que eu fique. Foi apenas um breve pensamento, um daqueles toscos que, com um aceno da mão, como se o gesto pudesse afastar a ideia, eu lancei para longe.

Termino esse dia, que não foi dos melhores, mas também não foi ruim, indo dormir contra minha vontade. Isso porque não quero dormir, mas tampouco quero ficar acordado. E já são quase 21 horas, não é tão cedo assim. Olho no espelho, um homem cansado me encarando de volta. Devia fazer a barba, uma limpeza de pele, ser mais assíduo com os cuidados faciais, devia emagrecer, usar mais protetor solar, fazer alguns exercícios, procurar um corte de cabelo que combine mais, aparar as sobrancelhas. Depilar pernas e bumbum, onde também devia tratar a acne. Então fecho os olhos pra não machucar minha mão socando o espelho. Enfim, ninguém pediu que eu ficasse acordado, ninguém me avisou que eles voltariam a morar com a gente, e não me ocorre nada belo o bastante para me manter de pé, então eu apago a luz e vou dormir. 

"O sofrimento acompanha sempre uma inteligência elevada e um coração profundo. Os homens verdadeiramente grandes devem, parece-me, experimentar uma grande tristeza." (Fiódor Dostoiévski)

Nenhum comentário:

Postar um comentário