segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Obrigado!

Nos últimos dias alguns de meus amigos tem recebido mensagens minhas que podem tê-los deixados confusos quanto ao seu significado. Provavelmente estejam pensando que eu surtei de vez e comecei a mandar mensagem sem sentido... 

Acontece que aleatoriamente eu tenho agradecido à algumas pessoas por sua amizade. Passando pelos momentos difíceis que tenho passado ultimamente eu só tenho que agradecer aqueles que ficaram ao meu lado e não me abandonaram mesmo tendo muitos motivos pra isso. São poucos, mas foram verdadeiros. 

Me aturaram mesmo quando eu mesmo já não me aturava. Me aconselharam ou simplesmente me fizeram companhia. E isso é bom. 

Bom saber que nem tudo nos homens está perdido. Que eu possa um dia recompensá-los por tudo que me fizeram. Pois me salvaram de mim mesmo. Me impediram que eu cometesse grandes erros e me trouxeram de volta para a luz. Seja com palavras de conforto, de realidade, ou com um simples abraço que, mesmo breve, me transmitiu tanta força e tanta confiança.

Sou grato por não terem me deixado a mercê de meus próprios pensamentos malignos. Sou grato por me fazerem sorrir quando minha única vontade era de chorar e desaparecer. Sou grato. 

E pensando nisso eu comecei a perceber que, na verdade, não agradecemos o quanto deveríamos. Somos ingratos e talvez por isso não tenhamso amigos tão verdadeiros quanto poderíamos. Não agradecemos. Perdemos tanto tempo reclamando de tudo e de todos que acabamos não aproveitando as coisas boas que as amizades nos oferecem. 

Deveríamos agradecer mais, agradecer aqueles que nos apoiam quando estamos para cair, ou aqueles que nos ajudam a levantar quando já estamos no chão. A esses deveríamos agradecer. Como dizem os coreanos, a esses deveríamos tornar-nos seus escravos para o resto da vida, pois nada que fizermos poderá recompensar o grande favor que de graça nos prestaram.

A esses minha gratidão. A esses meu amor.

Sêneca disse que "Quem acolhe um benefício com gratidão, paga a primeira prestação da sua dívida." Pois bem, assim o quero fazer e com gratidão devolver aos meus aquilo que me deram. De fato eu percebi que não poderia viver sozinho, sem ninguém, como cheguei a desejar, muito pelo contrário. Me ensinaram que eu preciso do outro, eu preciso do próximo, e assim como tanto me ajudaram, pode ser que eu também possa ajudá-los num momento de necessidade. Penso que desse forma poderei pagar outra parte dessa dívida. 

Entramos então num ciclo de boas ações. Como seria bom não é mesmo, que as pessoas se entendessem e se ajudassem uns aos outros dessa forma... O mundo seria um lugar melhor, seríamos todos mais felizes. Cada um fazendo o bem aos seus e tornando a vida do outro um pouquinho melhor.

Pois pensemos mais nisso: num mundo com mais gratidão, num mundo onde dizemos com frequência aos nossos amigos: Obrigado por sua amizade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário