sábado, 18 de fevereiro de 2017

Amigo

Quanto vale alguém ao seu lado em todos os momentos?

Acredito que esse seja um problema que já encontramos na própria definição de amizade.

O que é um amigo?

Um amigo é alguém em quem você confia seus segredos mais obscuros? Então isso é um amigo ou um confidente? Um amigo é alguém em quem depositamos a confiança num momento de dificuldade? Então um amigo é apenas alguém de quem esperamos alguma coisa? Um amigo é alguém que nos consola quando estamos desolados demais para conseguir seguir em frente? Então reduzimos os amigos a apenas responsáveis por um apoio moral que nossas pequenas mentes distorcidas são incapazes de oferecer a si mesmas?

Creio que um amigo não seja nada disso...

E seja exatamente tudo isso ao mesmo tempo!

Amigos são almas irmãs. Pessoas que se encontraram em meio as estradas da vida e que, por diversos motivos, se aproximaram e já não vivem mais uns sem os outros. Não há motivo claro, ou ao menos não é necessário que exista um para duas pessoas serem amigas.

Tenho amigos para quem conto meus segredos, todos eles, para outros não. Tenho amigos para quem gosto de mandar mensagens de bom dia e corações fofos, e tenho amigos com quem só converso as vezes. Não significa que amamos uns mais do que outros, apenas amamos de formas diferentes. E o amor é tão vasto em suas demonstrações quantas são as pessoas que devemos amar, e a quem devemos amar mesmo? A todos! Por isso não digo que amo apenas meus amigos, amo também meus inimigos (ou ao menos deveria amá-los), mas todos de forma diferente.

Amo a minha mãe diferente de como amo meu pai, e amo meu amigo confidente diferente da forma que amo meu amigo companheiro das horas difíceis. Mas amo.

Há também conexões e conexões. Tenho amigos com quem convivo há anos, e nem por isso somos próximos o suficiente para depositar neles minhas decepções e fraquezas. Por outro lado as vezes revelo essas coisas para amigos que conheço há poucos meses. Não significa dizer que amo mais o segundo em detrimento do primeiro, apenas demonstro isso de formas diferentes.

Tenho amigos que amo apaixonadamente, abraço, beijo, aperto e perturbo na internet o dia inteiro se deixar, e tenho amigos que na verdade são colegas, pessoas próximas mas que ainda não consigo amar como deveria. Acredito que essa seja a única diferença eu, infelizmente, faço. Não existem amigos, colegas e conhecidos, apenas pessoas que ainda não consigo amar como deveria.

Claro, sempre haverão ao nossos redor pessoas com quem nos sentiremos mais a vontade ou não, mas isso não muda o fato de que devo amar a todos.

E então volto a perguntar: Quanto vale alguém ao seu lado em todos os momentos?

Com essa pergunta eu busco (me) questionar justamente sobre o fato de que, o que estou fazendo pelo próximo para ser tratado como seu amigo? Quais sacrifícios tenho feito por aqueles que espero que se sacrifiquem por mim? (Não que ser amigo signifique se sacrificar, mas ao menos estar disposto a fazê-lo).

Trata-se de um questionamento que faço antes de tudo para mim.

Tenho amigos que amo a ponto de querer dar a vida por eles. E tenho amigos que não. No entanto, deveria amar a todos igualmente, e desejar dar a vida por todos. Ainda preciso trabalhar mais isso dentro de mim.

Por isso desejo cada dia mais conseguir amar o outro como ele merece ser amado. A cada dia eu preciso aprender a amar o outro, independente de ele me passar ou não confiança, e independente de ele ter ou não alguma (má) intenção para comigo.

Preciso também a cada dia aprender o que significa TER e SER um amigo.

Ser um amigo é amar, dedicar-se, bem querer, desejar, brincar, abraçar e se preciso for, se sacrificar. SEM DESEJAR NADA EM TROCA. Amar exige em primeira instância justamente o amor verdadeiro, que é desinteressado, gratuito, justamente por ser divino!

O amor é divino, a amizade é divina! Ser amigo é ser instrumento de Deus e amar como ele nos ensinou. Todo o resto pode mudar: podemos confiar ou não em tal pessoa, sorrir ou não ao lado dela, mas a única coisa que não podemos escolher é se devemos amar ou não, e quando amamos, somos amigos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário