domingo, 8 de janeiro de 2017

Centro

"Vimos sua estrela, no oriente, e assim vimos adorar, o rei da gente..."*

Pequenas mudanças as vezes podem fazer grandes, grandes diferenças... Hoje foi um dia que me mostrou isso claramente. 

Atualmente enfrentamos uma complexa realidade aqui na nossa comunidade paroquial. Uma série de problemas vem nos atingindo e tornando nossa pastoral cada vez mais complicada. Chegamos então num ponto onde não havia mais a possibilidade de continuar ignorando a nossa situação caótica, por isso decidimos tomas algumas decisões desesperadas.

Muitos falaram, todos reclamaram, apontaram, discutiram, gritaram. Todos nós desabafamos e ouvimos muito também. Infelizmente alguns não sabem reconhecer os próprios erros e outros sequer tem a coragem de tomar uma posição, e isso acaba gerando uma bola de neve de problemas que vão crescendo e se tornando quando impossíveis de se resolver.

Mas colocar as cartas na mesa as vezes faz bem, e mesmo que alguns tenham se ofendido, algum resultado pode ser daí obtido. Em outras palavras, "entre mortos e feridos, salvaram-se todos." Algumas decisões foram tomadas para nosso bem, outras nem tanto, mas é a vida, não se pode ganhar todas. Dos problemas já estamos todos cansados de saber, penso eu, e poucas soluções são vistas. No entanto nem tudo está perdido. 

Hoje o Santíssimo voltou ao centro do presbitério, onde é seu lugar de direito. Jesus voltou ao lugar de destaque que lhe é merecido. Não escondido num sala a parte, como se não fosse o dono da casa, sozinho, abandonado e esquecido. O rei voltou a ocupar o trono que lhe é de direito, e sua presença fez toda a diferença. Para mim essa foi a melhor das mudanças.

Sua companhia durante a Santa Missa nos mostrou a sua força conciliadora e por um momento todos nos sentimos parte de uma igreja verdadeiramente una. Ele estava feliz com nossa companhia, e retribuiu com muito carinho. Ficamos felizes, não poderia ter sido melhor, ou mais bonito. Ele estava feliz, e sentimos isso carinhosamente em nossos corações. 

Obrigado Senhor, por fazer-se presente no sacramento do altar e por agora permanecer conosco ao nosso lado no altar. Sua presença é para nós motivo de júbilo e alegria, e um lembrete permanente do zelo necessário para com as coisas santas. Obrigado Senhor! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário