sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Peter Pan

Eu preciso sair da minha zona de conforto, ou isso vai acabar me matando... Pelo menos foi o que me disse a minha terapeuta. Claro que, num primeiro instante, uma coisa chamada zona de conforto deveria ser em si mesma uma coisa boa, mas parece que não é bem assim.

Ela também não me disse nada que eu já não soubesse, mas acho que isso me dá uma segunda opinião, além da minha própria, de que algo ta errado com isso.

Venho pensado muito ultimamente no que significa realmente crescer, amadurecer... Primeiramente penso que tenha algo a ver com as relações e experiências que adquirimos em vida, isso significa crescer. Amadurecer já significa aprender com essas relações e experiências, conseguir tirar de cada uma delas uma lição, um valor, algo que possa servir num outro determinado momento ou situação.

Claro que isso é um ponto de vista romântico, e a vida não é romântica, não, a vida é real... E na maioria das vezes admitir isso significa dizer que precisamos enfrentar de frente justamente aquilo que mais nos machuca, o que mais nos dificulta a ter uma vida feliz e completamente realizada.

É preciso romper algumas barreiras que se colocam a nossa frente e nos impedem de avançar, enfrentar medos... 

Medos

O medo é uma reação natural do corpo frente alguma situação desconhecida ou potencialmente perigosa. É um instinto de proteção e graças a ele o homem foi capaz de sobreviver num mundo cheio de perigos desconhecidos.

Mas medo demais é também prejudicial, pois ele obviamente pode acabar nos privando de alguma situação prazerosa ou importante.

Um exemplo claro disso? Medo de crescer!

Não penso que seja o único que se encontre nessa situação mas eu faço parte do grupo dos que tem medo de crescer. Medo de crescer, de sair de casa, de ter de arrumar um emprego, assumir maiores responsabilidades... Medo de tudo isso, medo de viver.

Enquanto as pessoas ao meu redor buscam sua independência, eu busco me esconder cada vez mais, busco me afastar do mundo cada vez mais... E isso é perigoso. Os meus pais podem morrer num acidente hoje mesmo, e eu posso não ter mais ninguém para me sustentar amanhã. Isso é uma realidade, e eu preciso estar preparado para isso. Preciso crescer, assumir a idade que carrego e amadurecer.

Mesmo sendo difícil, mesmo que a simples imagem de precisar conseguir um emprego que não corresponda exatamente com as minhas expectativas fantasiosas seja para mim tão doloroso quanto ter uma brasa acesa no coração, e que por essa dor fique paralisado como uma criança indefesa.

Essa é sem dúvida a maior barreira que preciso superar. Vencer esse estranho medo que me impede de seguir em frente.

Seguir em frente...

Crescer significa seguir em frente.

Amadurecer significa seguir em frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário