segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Sobre a Não Compreensão

A linguagem é incapaz de transmitir a totalidade do pensamento. O que dizemos ou escrevemos é apenas uma fração insignificante do que sentimos. Mesmo assim temos ainda a necessidade de ouvir coisas de forma que estas saciem nosso apetite por aqueles sentimentos que faltam dentro de nós.

"Eu te amo"

"Perdoe-me"

Será que estas palavras tão simples conseguem transmitir a densa realidade que se esconde por trás das intenções que temos ao dizê-las? Quem afirmar amar afirma mais do que possuir um sentimento por alguém, afirma que dentro de si nasceu uma consideração especial, que cresceu e se tornou um carinho também especial, e que por fim mudou-se num bem querer tão forte que a felicidade do outro se tornou a sua felicidade. O mesmo se diz do perdão, que traz consigo o peso da ofensa e do arrependimento, e também o propósito de mudança daquele que ofendeu.

Mas continuo certo da insuficiência da linguagem na transmissão dos conceitos de sentimentos. Isso porque somos INCAPAZES DE FAZER O OUTRO COMPREENDER O QUE SENTIMOS. E todas as nossas tentativas, por mais belas que sejam, de um ponto de vista artístico, é ainda insuficiente. 

Temos belas canções de amor, poesias que falam da alma e do coração, e simples textos onde autores enamorados debruçam-se sobre palavras, mas nenhuma dessas manifestações é capaz de abarcar a totalidade da existência de um sentimento. O que sentimos é tão infinitamente maior do que a palavra que transcende a comunicação de forma que nos tornamos como que crianças, balbuciando, mas que não conseguem ser compreendidas. 

Podemos cantar, poetizar, pintar e até mesmo gritar, mas o outro nunca poderá compreender o que de fato se passa no nosso interior. Isso porque dois universos distintos não se misturam, pode colidir-se, como o fazem por meio de um abraço por exemplo, mas nunca misturar-se e entender-se completamente. Podemos deitar-nos um ao lado do outro, e por horas contemplar o meu céu povoado por miríades de estrelas, mas nunca veremos de fato o mesmo céu...

Você conseguiu compreender, o sentimento que havia em mim naquele abraço? Naquele breve segundo em seus braços me envolveram a minha alma se expandiu, e senti como se fosse capaz de abarcar mais do que apenas a mim, claro, não poderia abarcar a totalidade da existência, mas se pudesse abarcar a nós dois já ficaria bastante grato. 

Mas você não compreendeu, que naquele instante eu desejava poder ficar ali pela eternidade. Assim como eu não compreendi o que queria me dizer com aquele abraço. Queria que eu ficasse? Ou estava a se despedir de mim? Mais uma vez tive vontade de perguntar mas o medo da resposta me calou e eu apenas sorri, e com o coração tentei tocar-te e convencer-te a ficar...

Ah, se você pudesse me compreender, veria que tudo o que fiz foi por amor. E eu queria só te dizer, que me fizesse entender, como você se tornou minha vida. Mas pelo visto Santa Terezinha tinha razão em dizer que "viver é amar e que amar é sofrer". Não lamento pelo sofrer, mas apenas choro lágrimas de tristeza por não me compreender. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário