segunda-feira, 29 de agosto de 2016

A seguir seus passos

Hoje me deparei com uma coisa incrivelmente bela e assustadora ao mesmo tempo: o seu sorriso! 

Foi belo pois já não me lembrava de ter visto algo tão lindo e nem tão hipnotizante quanto sua felicidade. Cada pequeno detalhe do seu rosto era como a mais belas das paisagens... Seus olhos, de uma profundidade única, me deixaram sem fôlego, e a cor deles me fez imaginar uma galáxia gigantesca, repleta de milhares de estrelas, por onde viajei sem destino, apenas me permitindo perder-me em meio a suas luzes... seu sorriso, posso dizer que me arrepiou dos pés a cabeça, pois era de uma sinceridade e vitalidade contagiantes. As linhas perfeitamente dispostas a criar uma harmonia máxima. Cada pequeno detalhe contribui para o conjunto da obra que artista nenhum no mundo ousaria plasmar. Um rosto que faria os maiores pintores do mundo entrarem em pânico por não conseguirem reproduzir em totalidade a sua perfeição. Schumann ou Chopin jamais imaginariam compor algo que pudesse descrever os sentimentos que sinto ao te ver. Mesmo soando meio piegas dizer isso, não exito em falar como poderia ficar horas e horas olhando para aquela pintura dos deuses... aquele retrato do mais belo de todos os homens. Um homem cuja beleza desperta a inveja de Narciso e de Apolo, detentores de uma beleza divina que sequer pode ser comparada a sua. Uma beleza que nem as maiores glórias desse mundo poderiam tentar igualar. Algo que só poderia ter sido entalhado pessoalmente pelas mãos de Deus e que só encontra rival no próprio conjunto da criação divina.

Mas essa beleza não me trouxe apenas deleite por suas caracteristicas inexprimivelmente únicas. Também me trouxe pavor. Pavor pois, ao observar atentamente aquele quadro pintando pelas próprias Ninfas do Amor, eu vi que seus olhos mostravam a galáxia que existe dentro de você. E eu pude ver que não estava dentro dela. Seu futuro, seu amor, o seu mundo, não existe um eu incluso em nenhum deles. E a força dessa conclusão produziu em mim duas reações: a primeira delas, instintiva, foi a de gritar. Quis gritar desesperadamente, até que minha voz pudesse se fazer ouvida por você. Queria me fazer notar, me fazer ouvir. Queria que se desse conta de minha existência e que eu não mais fosse pra você apenas um estranho, alguém que sim, já teve de ti o seu lado mais íntimo, mas que hoje não passa de mais um garoto qualquer. Alguém que passou. Como uma pétala de rosa que, depois de voar por muito tempo e tocar delicamente a superfície da água de um rio, volta a voar, deixando para trás apenas as leves ondas do local onde tocou, mas que logo se aquietaram novamente suas águas, como se nunca tivesse estado alí...

Esse breve toque da pétala na água, assim como o breve toque de nossos corações, esse breve momento, foi a realização de toda a existência. As maiores coisas do mundo aconteceram tambem num centésimo de segundo e nem por isso deixaram ser as maiores coisas. Até mesmo o próprio mundo foi feito no exato instante do "faça-se" de Deus. A criação foi apenas aquele breve momento entre o nada e a totalidade da existência. E já desde esse tempo, quando ainda não havia tempo, Deus havia pensado em você como uma entre as maiores de suas obras, mas ele não me incluiu em seus planos. Por esse motivo, só posso admirar-te de longe, distante, sem que notes minha presença, minha exstência. Existência essa que só encontra sua mais alta realização ao olhar-te e a fitar sua idílica imagem estampada em meu coração. Observar-te me fez querer te tocar e isso me recordou do seu toque. Da sua pele macia, do seu cheiro doce e do seu abraço apertado. Não acho que me lembre de verdade do seu abraço, mas imagino como o seja. 

Essa é então a declaração de alguém que continuará distante, de alguém que não pode desejar mais do que a sua felicidade e que continuará a contemplar a beleza do seu sorriso, que repetindo, na minha opinião, foi a coisa mais bela que Deus ousou criar. É a declaração de alguém cuja existência não faz diferença, que existe apenas como observador nesse mundo, e que provavelmente nasceu apenas para lhe admirar. Pensar dessa forma não é um meio de me diminuir, de forma alguma, apenas penso que se assim fosse, morreria feliz pois, se nasci para te admirar, é porque desde a eternidade Deus sabia que sua criação merecia ser admirada. Assim como Romeu nasceu apenas para amar Julieta e que Kaworu nasceu apenas para conhecer Shinji Ikari, eu nasci para admirar a você. O breve momento que nos cruzamos, e a peqena amizade que dalí surgiu nada mais foi do que um mero acaso, uma pequena brincadeira do destino, que pensou ser interessante marcar em minh'alma o desejo de ser possuído por você. Mas passou, e acredito que minha missão não seja mais ter ou ser possuído, mas apenas adimirar-te. Assim como a música foi feita para ser ouvida e as telas para serem contempladas, seu rosto também foi feito para ser admirado.

Me pergunto agora se somente eu o enxergo dessa forma pois, a sua imagem parece passar despercebida pelo resto do mundo. Talvez sua beleza só possa ser notada pelos meus olhos e o mundo, pobrezinho, fora privado de poder contemplar a ti. Por isso me sinto agraciado, contente e realizado, pois ao olhar-te posso ter em mim a realização de minha existência. Já não mais anseio abarcar a totalidade da existência, pois a sinto realizada em mim. Nada mais posso ousar realizar e nem desejar. Não é necesário. A obra está concluída.

Você segue sua vida. Sempre caminhando, forte e vigoroso, a passos largos. Eu, te acompanho a distância. Andando lenta e vagarosamente atrás, apenas observando suas costas e os passos que deixa na areia. Até mesmo a visão deles me lembra que ali, se deu por um momento a mais alta realização daquele lugar, ao saber que ali você pisou, e penso que a terra se sinta agradecida por essa oportunidade, de um dia ter sustentado o chão por onde você firmaria seus passos. Ah, nunca pensei um dia que viria a sentir inveja do chão em que você pisa... mas ao menos o chão é notado por você, em algum dado momento, e é ali que sinto o veneno que o destino injetou em mim com aquele encontro de anos atrás, pois esse sentimento é uma deturpação da criação original. Fui criado pra te admirar, não pra te tocar, mas esse sentido primeiro foi seduzido pela ilusão de um dia ser seu e de ter você pra mim. Essa ilusão causou uma mácula, e essa mancha é a que agora envergonha minha nobre missão de admira-te.

Mas a vida continua. E o mundo que num piscar de olhos da criação veio a existir, continua existindo. E continuamos a vida. Você a cumprir a sua missão e eu a minha. Você a caminhar e eu a te admirar, discreta e imperceptivelmente, atrás de você, a seguir seus passos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário