segunda-feira, 19 de junho de 2017

Boneco de Neve

O dia amanheceu nublado, literal e figurativamente... O dia amanheceu cansado, literal e figurativamente também...

O fim de semana foi cansativo, física e mentalmente, mas posso dizer que apreendi deles algumas lições importantes. 

Entendi que muitas vezes deixamos de viver experiências interessantes e enriquecedoras devido nosso costume de reclamar de tudo, antes mesmo de experimentar. Passamos tanto tempo focando as coisas ruins e desagradáveis que não percebemos as coisas boas que essas mesmas experiências podem nos proporcionar. É como reclamar do frio mas esquecer de fazer os bonecos de neve, ou reclamar do calor ao invés de ir a praia. 

Essa foi a primeira lição, a de que viver a experiência é melhor do que apenas reclamar dela, e acabar perdendo as coisas boas que dela podemos tirar. A segunda lição foi, e tem sido, bem mais dolorosa de se aprender... Sabe quando dizem que é apenas no fogo que se prova o ouro? Pois bem, é assim que tem sido, quente como o fogo e dolorosa como um espinho, no entanto eu preciso aceitar os espinhos se quiser apreciar a beleza da rosa.

Reconhecer os próprios erros é essencial no processo de amadurecimento, e é isso que tenho tentado fazer, aceitar e reconhecer que sim, meu temperamento e minha personalidade não são os mais fáceis de se conviver e nem de longe os mais agradáveis, o que se explica como o motivo por detrás de tão poucas amizade: eu sou insuportável!

Aceitar isso é então o primeiro passo para mudar e me tornar alguém mais agradável. Claro que aqui cabem algumas discussões sobre a necessidade da mudança. Mudar é essencial, do contrário permanecemos com o pensamento fechado sobre todas as coisas, mas será que algo tão particular quanto a personalidade deve ser modificado? Será mesmo que isso se faz necessário apenas para se adequar a um grupo ou ser aceito por determinada pessoa? 

Creio que não exista uma resposta definitiva a essa pergunta, portanto devo agir com cautela, avaliar com cuidado os elementos que tem sido desagradáveis ao outro e tentar mudar aquilo que puder ser mudado sem que me desfigure por isso. 

Equilíbrio é palavra. Então agora um pouco mais calmo eu posso notar que não há motivos para me preocupar... Preciso sim, observar o que precisa e pode ser mudado e mudar, não para ser o que querem que eu seja, mas para me tornar melhor para mim mesmo. Quem sabe a solidão que sinta não seja reflexo de uma personalidade desagradável? Logo não seria ruim ter um pouco mais de amigos, ou quem sabe encontrar alguém especial se me tornar alguém especial também?

As palavras que me fizeram perceber isso doem, e ainda vão doer por um bom tempo, bem como a vergonha que se sucedeu com as mesmas, mas como disse, preciso dos espinhos se quero ver a beleza das rosas... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário