segunda-feira, 26 de junho de 2017

Como ser

Somos feitos de camadas, repletos de aspectos que só aparecem em determinados momentos de nossa vida. Aspectos de nossa personalidade que muitas vezes gostaríamos de esconder de todos os outros, e aspectos que gostaríamos que todos conhecessem mas que jazem esquecidos no interior de nossos corações.

Somos complexos, cheios de surpresas e facetas, e não unilaterais como muitas vezes aparentamos. Somos complexos, cheios de pormenores e as vezes nem mesmos nós nos conhecemos realmente. 

Estamos em construção, em permanente evolução!? Será mesmo? Será que o homem tem uma forma final a alcançar, um último estágio do processo evolutivo a ser atingido? 

Nem sempre estou seguro com essa afirmação, embora muitos defendam a tese de que estamos caminhando para um aperfeiçoamento constante. Considero tal afirmação completamente questionável, afinal quem é que decide o que é o bom, o perfeito estágio da evolução? 

Pois bem, disto isto, me pergunto ainda se somos nós capazes de julgar o que é de fato o melhor para cada um de nós. Se assim fosse creio que ninguém tomaria decisões erradas, daquelas que podem arruinar toda uma vida, mas apenas tomaríamos decisões certas, que nos levassem onde quer que quiséssemos. Então acredito que não sabemos o que é bom para nós, nem sempre.

Eu posso não saber o que é melhor para mim, e muitas vezes tomo decisões erradas, equivocadas ou incompletas. Mas tudo o que quero, o que tento fazer é viver conforme manda meu coração, sem ser aprisionado aos preceitos que outros criaram para mim, sem precisar corresponder as expectativas que os outros criaram para mim. 

Isso significa que sempre serei questionado quanto as minhas atitudes, quanto ao meu comportamento. Isso é bom até o ponto em que pode contribuir para que eu melhore em alguma coisa. Mas e quando apenas querem mudar quem somos, o que sou, por não gostarem do que veem? 

Tento impressionar, tento fazer com que gostem de mim, com que me achem fofo, interessante, agradável, mas toda vez que eu tento acertar acabo errando ainda mais... Sei que eu erro tentando acertar, mas tudo o que eu faço é pensando em agradar. As vezes, quase sempre, é difícil ver, mas tudo o que faço é pensando em atrair alguém, em mostrar que posso ser uma boa pessoa, mas todas as vezes que faço isso, acabo afastando ainda mais os outros de mim. 

Acho que a culpa disso então é a minha personalidade. Devo ser chato demais para que queiram ficar próximos de mim, chato demais para que gostem de mim, chato demais para alguém se esforçar por mim...

Por fora adoto então essa postura de que tudo o que faço é para me agradar, e somente para ser feliz, mas não é verdade. Quase sempre quero chamar atenção, impressionar, dizer aos outros "Ei, eu estou aqui!"Só quero ser notado, não passar despercebido pela multidão, pela vida... Mas parece que não tem como fazer isso sem despertar a desaprovação de todos. Não consigo agradar a todos ao mesmo tempo, e passei tanto tempo tentando agradar a gregos e troianos que já nem sei o que fazer para agradar a mim mesmo... 

Me sinto mais uma vez perdido, sozinho, sem saber o que fazer, nem como agir... E tudo o que eu queria era alguém que me guiasse, que me dissesse o que fazer, para onde ir, como ser...

Nenhum comentário:

Postar um comentário