sábado, 3 de junho de 2017

Gratidão

Acabei de me dar conta de uma coisa bem óbvia, que muitos costumam dizer mas que poucos dão atenção: como falhamos em agradecer as coisas boas da vida não é mesmo? 

Para reclamar minhas palavras se multiplicam, os adjetivos se tornam numerosos e sempre com um estilo rebuscado, sinal do meu evidente esforço em reclamar. E como eu estou sempre reclamando. Sempre tem algo errado, sempre falta algo, acrescentar, tirar, mudar, transformar, nunca é bom o suficiente. 

E ainda quando algo de bom acontece, as palavras de agradecimento são parcas, superficiais e (quase sempre) não são sinceras. Notei que na maior parte das vezes eu agradeço apenas para eliminar algum possível encargo de consciência. Como se Deus ou o universo fosse se chatear com o fato de eu não agradecer e parasse de me agraciar com bons momentos. Como se Deus ou o universo fossem regidos pela mesma moral baixa com a qual eu vivo. 

O fato é que o sentimento de agradecimento deveria ser mais espontâneo, da mesma forma como as palavras de queixas brotam naturalmente. Talvez aqui caiba um paralelo com a acertiva que diz que "a boca fala daquilo que o coração está cheio." As palavras são então um reflexo do interior, imperfeito certamente, mas ainda é um reflexo. 

Acredito que possa dizer que as palavras são os pensamentos que transbordam da mente, e em alguns casos, da alma. Nesse caso seria de se espantar ainda mais, já que se estamos transbordando reclamações significa que estamos repletos dela. E como nos tornamos feios em apenas reclamar, e reclamar.

A gratidão torna as pessoas mais bonitas, mais agradáveis a convivência. Por isso acho que deveria ser um exercício constante o de buscar agradecer pelas coisas boas da vida, e as vezes até pelas ruins, que nos ensinam tanto também.

Quando penso em agradecer, me refiro não apenas a Deus, também, e primeiramente a ele, claro, mas também ao mundo, as pessoas que nos cercam.. Quantos de nós agradecemos a nossos amigos por bons momentos vividos juntos? Quantos de nós agradecemos aos nossos pais por todo esforço que eles fazem por nós? Agradecemos aos que fazem aqueles favores pequenos, mas que salvam nossos dias quando não sabemos de algo? 

Temos muito o que agradecer, provavelmente mais do que temos a reclamar, mas é difícil para nós, para mim, e por isso acredito que ainda temos um longo caminho pela frente, para tentar mudar, viver como pessoas mas agradecidas... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário