quarta-feira, 7 de junho de 2017

ERROR

Como nossa subjetividade é complexa. Me cansa a mente tentar compreender mais sequer consigo me aproximar dessa graça. 

As pessoas em si são tão complicadas quanto o mundo em que vivemos. Ambos repletos de crises, conquistas, aspirações e objetivos, medos e uma história crescente e orgânica. O que se passa é que tudo isso deveria nos oferecer os instrumentos necessários ao conhecimento da mente humana, mas a complexidade de cada um desses elementos apenas nos oferecem mais informações do que conseguimos processar.

E se não conseguimos nem sequer compreender a nós mesmos, como iremos tentar compreender o outro? Nem deveríamos ousar desejar tal coisa.

O homem deveria primeiramente conhecer a si mesmo, ter o controle de si, sua mente e seu corpo, e só então, se isso fosse possível, desejar compreender e controlar o outro. Mas acredito que ninguém seja capaz de controlar a si próprio. Somos impulsivos, instintivos, e se tívéssemos controle, não acho que tomaríamos tantas decisões erradas, nem que tampouco sofreríamos tanto nessa vida.

E como sofremos... Tudo se transforma num enorme peso em nossa mente, e quanto mais vai aumentando, mais vai destruindo essa própria mente. Os pensamentos são como o oxigênio a oxidar a nossa mente, desgastando, um dia depois do outro nosso limitado potencial curativo. 

De que forma poderíamos então conhecer a nós mesmos? Através de um estudo de nossos erros e acertos? Devemos mudar o que erramos e continuar repetindo o que acertamos? Sendo assim o erro deveria ser obrigatório para o aprendizado, o que significa dizer que não é possível aprender algo sem errar? Nada pode ser obtido sem algum tipo de sacrifício? 

Isso me parece deveras pesado demais pra ser real, mas também admito que não sou alguém conhecido por viver na realidade, mas sim em meu próprio mundinho colorido criado e governado pela minha mente distorcida. Então é bem plausível que o mundo seja sim um lugar onde apenas com os erros podemos aprender... O que é uma pedagogia dura, e considerando o atual estado lastimável da humanidade, questiono fortemente sua eficácia...

Em poucas palavras, afirmo que estamos errados. Estamos fazendo tudo errado. Estamos vivendo errado e existindo de uma forma errada. Tudo é um grande erro, e é assim pois insistimos em persistir nos erros, sem com eles aprender nada... Não vamos evoluir assim. Continuaremos sendo um erro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário